Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

A relevância da avaliação dos usuários nas suas decisões

Por: Aroa Khalil - Publicação: 29 de janeiro de 2019
A relevância da avaliação dos usuários nas suas decisões

A possibilidade de classificar e avaliar produtos e serviços com estrelinhas e comentários transformou a decisão de compra das pessoas nos últimos anos. Sempre foi mais seguro e, ainda é prática comum, perguntar a um parente ou amigo se ele gostou de determinado restaurante, se curtiu a hospedagem em um hotel ou conhece um eletricista de confiança.

As estrelinhas nas páginas de Facebook, no Ifood, no Uber, no Mercado Livre, e por aí vai, são balizadores na hora de escolher um lugar para momentos de lazer, selecionar uma empresa para contratar um serviço ou adquirir um eletrodoméstico, por exemplo. Considerar as experiências de outras pessoas nos traz mais segurança. Mas você já se perguntou o motivo?

Trata-se do princípio de “aprovação social”, um dos atalhos que nosso cérebro toma para realizar algumas das inúmeras decisões diárias. Essa é, inclusive, uma antiga técnica de persuasão utilizada para convencer as pessoas de que algo é bom, pois outro alguém disse que sim.

No livro “As armas da persuasão – como influenciar e não se deixar influenciar”, de Robert B. Cialdini, é possível entender um pouco mais sobre esse importante meio. O autor afirma: “O princípio da aprovação social pode ser usado para estimular o consentimento de uma pessoa a um pedido, informando-se a ele que vários outros indivíduos (quanto mais melhor) estão concordando ou já concordaram com aquela solicitação”.

Na obra, também é possível compreender que a aprovação social é mais eficiente quando as pessoas estão em momentos de dúvida ou quando há semelhança entre quem indica e quem está pensando em tomar uma atitude. Portanto, jovens tendem a se guiar por outros jovens, empresários por empresários, casais por outros casais…

Dessa forma, as propagandas no formato “gente como a gente” tendem a gerar muito mais resultado em um público que se identifica com aquela pessoa que está recomendando ou depondo sobre algo, do que alguém com um universo muito distante.

O poder das avaliações e comentários é imenso, causar uma boa impressão e pedir para que ela seja registrada é muito relevante para os negócios. Há uma tendência da maioria das pessoas em realizar comentários de experiências negativas, tanto que existe o Reclame Aqui. As ferramentas online de avaliação são incríveis e podem ajudar muito nas suas escolhas, por outro lado, há muitos interesses envolvidos.

O fenômeno dos vídeos de unboxing (ato de desembalar novos produtos), mostrar os “recebidos” (produtos que são enviados para influencers pelas marcas) e os relatos de blogueiras, não, necessariamente, expõem posições verdadeiras sobre determinadas experiências.

É preciso ter um pouco de cuidado com as avaliações pré-prontas, uma pessoa descontente com um evento isolado ou elogios superlativos de influencers podem desviar sua atenção de uma boa escolha. Os atalhos ajudam o nosso cérebro, mas nem sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

Rua da República, 48, Sala 201 - Cidade Baixa – Porto Alegre
(51) 3103-5028 | redatoria@redatoria.com

Design e Desenvolvimento por Brava Digital