Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Como definir o orçamento destinado ao marketing digital?

Por: Redatoria - Publicação: 24 de outubro de 2017
Como definir o orçamento destinado ao marketing digital?

Uma das grandes preocupações dos segmentos que envolvem o marketing de uma empresa é saber como definir a verba de marketing digital. Essa insegurança tem origem na descrença de muitos empreendedores que enxergam o marketing digital como um centro de custo com retorno duvidoso, considerando-o mais como gasto do que investimento. No entanto, quando bem planejado, o marketing digital pode se tornar uma importante fonte de receitas, agindo em conjunto com o time de vendas na prospecção de clientes. Confira um passo a passo que pode te ajudar a determinar o valor adequado do orçamento de marketing para a sua empresa:

Objetivo em primeiro lugar

A primeira coisa que você deve questionar é: o que você espera que o marketing digital faça pela sua empresa? Ter a resposta para essa pergunta é o primeiro passo para o planejamento. Nenhum resultado será alcançado se você não souber o objetivo das ações. Estabeleça seus objetivos e enumere quais metas você quer alcançar. Quanto mais clareza você tiver nesse ponto, maiores serão as chances de definir estratégias e ferramentas que irão auxiliar a atingi-las.

Defina o público

Se você conseguir compreender qual é o perfil do seu potencial cliente, será mais fácil escolher com quais mídias irá trabalhar, o conteúdo que irá produzir e como irá abordar seu público. E você só vai conseguir fazer isso, de forma efetiva, quando souber com quem está falando. Por isso, mapeie os dados do seu público, observe seu comportamento e identifique seus interesses. Ter esses dados em mãos irá ajudá-lo a segmentar melhor suas ações e configurar seu conteúdo para uma comunicação mais personalizada.

Hora de definir as mídias

Agora que você já tem objetivo e públicos definidos, chegou a hora de selecionar o tipo de mídia que você irá investir. Esse tópico dependerá também de outros dois fatores: o seu orçamento e seu histórico de experiências. Lembre-se que você não precisa estar presente em todos os canais disponíveis, apenas onde seu público está.

Se o seu orçamento for limitado e você não quer correr riscos, dê preferência a mídias que oferecem orçamentos flexíveis ou serviços gratuitos para que você possa testar seu desempenho. Algumas mídias como links patrocinados e redes sociais funcionam bem assim. Você pode considerar anúncios on-line e até uma estratégia de inbound marketing, com estratégias que gerem leads e atraiam tráfego para o site da sua empresa, nesse caso. A manutenção de blogs, campanhas do tipo PPC (pague por clique), criação de e-books, são algumas dessas estratégias. O importante é estar onde seu público está e descobrir qual será a abordagem mais eficaz para falar com ele.

Teste os canais definidos

Se você não está seguro sobre os canais e mídias escolhidos, não comprometa todo o orçamento de uma só vez. Você por ir testando cada mídia e ferramenta aos poucos para descobrir o que vai trazer o melhor resultado. Após os primeiros testes, você poderá de conferir os resultados preliminares e descartar o que não está funcionando. Com isso, você define como irá alocar o restante da verba, a cada nova atualização, os leads e vendas podem crescer progressivamente.

Repita os processos

Repetir processos é o último e, não menos importante, passo para definir seu orçamento, analisar os resultados e ir em busca de ajustes que aumentem ainda mais a sua receita. Para isso, você deve pegar os desempenhos passados e o resultado após a campanha de marketing e comparar os dois resultados. Analise o que aumentou, o que diminuiu, e quais métricas ficaram estáveis para começar o seu próximo planejamento de marketing digital 😉

Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.