Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Criação imersiva: conhecimento gera eficiência

Por: Redatoria - Publicação: 15 de outubro de 2017
Criação imersiva: conhecimento gera eficiência

Quando desenvolvemos a comunicação de modo superficial, não estamos explorando todo potencial criativo e as diversas possibilidades de resultado que uma marca poderia ter. Dedicar um pouquinho mais de tempo no momento da troca de informações pode ser a chave para o desenvolvimento de campanhas exclusivas, discursos verdadeiros, escolha de canais assertivos e, obviamente, melhores resultados.

Na Redatoria, existe um protocolo básico a ser seguido quando se inicia um novo trabalho de gerenciamento de redes sociais: partimos do diagnóstico. O documento apresenta o cenário atual do cliente na internet, os conteúdos que geraram mais resultados e faz um comparativo diante dos principais concorrentes e marcas que são referências no segmento (benchmarking). Esse processo de pesquisa é um guia de linguagem e um estudo do comportamento dos públicos-alvo. Com base nessa análise, conseguimos definir os principais objetivos e estratégias antes de iniciar o trabalho. Depois, os relatórios mensais servem como medida para alinhamento de estratégias. Mas a ideia principal é: não sair falando, sem conhecer.

É comum o cliente achar difícil alguém escrever bem sobre seu segmento, especialmente quando é muito técnico, mas a missão do comunicador é justamente invadir esse mundo e traduzir para que todos possam compreender. O cliente e a empresa de comunicação devem manter um diálogo constante para que possam aprender juntos sobre as possibilidades que o negócio pode explorar. Como diria Mario Quintana, “A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas”.

Uma ligação, uma reunião com pautas claras ou uma visita de “observador” podem render muito mais insights e solucionar problemas do que ficar apenas atrás das telas. Muitas vezes, a gente só consegue rastrear uma falha com um acompanhamento mais direto. Por exemplo, não adianta sua campanha gerar diversos leads (contatos), se o cliente não atende com agilidade ou cordialidade a pessoa que chegou através dos esforços de marketing digital. Entre falhas comunicacionais, acontece até divulgação de uma promoção que não é de conhecimento dos vendedores da própria loja anunciante. Para reduzir esses ruídos e trabalhar de forma mais alinhada, algumas atitudes auxiliam marcas e agências:

1) Construir uma lista perguntas e respostas essenciais sobre a marca

2) Ter uma agenda fixa para contatos (semanais, quinzenais ou mensais)

3) Visitar o local onde o negócio funciona (se possível)

4) Contato com o cliente do seu cliente para conhecer melhor o seu perfil, dificuldades e soluções buscadas

5) Experimentar o produto ou serviços como consumidor (para compreender a experiência)

6) Atualizar-se sobre os players similares do mercado

A criação imersiva é um verdadeiro mergulho no negócio do cliente e no universo do consumidor. Uma mente criativa precisa ser alimentada com problemas e resultados reais para desenvolver campanhas eficientes.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.