Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Marketing digital para empresas de contabilidade: por onde começar?

Por: Aroa Khalil - Publicação: 22 de março de 2018
Marketing digital para empresas de contabilidade: por onde começar?

O marketing digital é hoje um dos principais meios para as empresas de contabilidade divulgarem seus serviços e se comunicarem com seus públicos. Isso não é novidade. O que tem de novo é que, com tantos escritórios competindo por atenção, os usuários estão cada vez mais exigentes e atentos, buscando todas as informações necessárias antes de realizar a contratação. Para se diferenciar, é necessário adotar uma comunicação bastante focada no seu nicho, atrativa e útil. Utilizar as ferramentas disponíveis de maneira assertiva é o primeiro passo. Vejas as principais:

Site: o site de uma empresa de contabilidade representa o seu escritório on-line. Por isso, deve ser atrativo visualmente, intuitivo e é fundamental que seja responsivo, isto é, que a visualização se adeque aos diferentes dispositivos. Os textos devem informar com objetividade e, ao mesmo tempo, agregar valor com dados da história e da cultura do escritório. A hierarquia das informações precisa seguir uma ordem lógica por interesse. Ou seja, os dados de contato devem estar à vista, bem como localização. Os serviços também precisam ser facilmente encontrados e o ideal é que estejam escrito de maneira clara e objetiva.

Blog: ter um blog dentro do site de uma empresa de contabilidade, aumenta as chances dela ser encontrada nos mecanismos de busca como o Google. É importante que ele seja atualizado com frequência para atingir os resultados esperados. Também é essencial que o conteúdo seja elaborado pesando nas dúvidas e necessidades reais do seu público, para oferecer informações relevantes e que correspondam ao que o usuário procura. Podem ser trabalhadas notícias do setor, dicas práticas sobre o dia a dia contábil e novidades da empresa.

Redes sociais: se o site de uma empresa de contabilidade é a representação digital do seu escritório, as redes sociais poderiam ser a recepção. Muitas vezes, essas mídias são a porta de entrada para que o público tenha o primeiro contato com a empresa e seja levado ao conteúdo do seu blog. Ou seja, é um momento de compra ativo. Diferente do site e do blog, quando as pessoas são levadas ao seu conteúdo a partir de uma pesquisa sobre um assunto do qual já tinha interesse, nas redes sociais, elas vão se deparar com a sua marca mesmo que não estivessem procurando pelo serviço naquele momento. Por isso, é importante estar nas redes adequadas ao seu público e trabalhar os conteúdos de maneira estratégica e atrativa o suficiente para chamar a atenção do usuário.

Vídeos: segundo Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook e dono do Instragram e WhatsApp, até 2020, 80% do conteúdo das redes sociais será em vídeo. E ele vem tomando atitudes para que isso aconteça, como por exemplo, favorecendo o alcance desse tipo de publicação. Uma das grandes vantagens é que conteúdos em vídeo tornam as informações mais didáticas, humanizam e transmitem mais credibilidade.

E-mail marketing: ao contrário do que muitos vêm apostando há alguns anos, o e-mail marketing continua firme e forte. Claro que, para entregar resultados satisfatórios, alguns passos fundamentais devem ser seguidos. O primeiro deles e mais importante é contar com um mailing qualificado. Ou seja, a sua lista deve conter contatos de quem já é cliente ou é um potencial cliente. Também é necessário manter uma frequência de envios e acompanhar os resultados, criando ações estratégicas a partir das aberturas e cliques em links.

Inbound marketing: é um dos recursos que mais têm se popularizado no marketing digital, principalmente, porque com esse tipo de comunicação é o próprio cliente quem chega até a empresa, e não o contrário. Por exemplo, seu escritório de contabilidade produz um conteúdo com as principais dúvidas sobre a declaração de Imposto de Renda. Pessoas interessadas no assunto vão fazer buscas na internet e chegar, naturalmente, ao material da sua empresa. Ou seja, já existe um interesse inicial por parte do cliente, o que encurta caminhos na hora da contratação. É importante lembrar que o segredo aqui é solicitar alguns contatos do usuário para que ele possa acessar o seu conteúdo. Assim, em troca de informações relevantes, você monta um mailing com potenciais clientes, poderá seguir se relacionando, oferecer outros conteúdos do segmento e, no momento certo, fazer uma abordagem de venda.

E o que cada um destes recursos do marketing digital têm em comum?

Talvez você não tenha percebido, mas para uma empresa de contabilidade se comunicar de maneira eficiente através de cada um dos recursos do marketing digital, é necessário contar com conteúdos de qualidade. Ou seja: textos de site e blog relevantes para as buscas do Google, imagens atrativas para publicações nas redes sociais, roteiros bem elaborados para vídeos, textos objetivos nos e-mails marketing, e-books elaborados com profundidade para inbound marketing. Do contrário, é tempo, esforço e dinheiro jogado fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

Rua da República, 48, Sala 201 - Cidade Baixa – Porto Alegre
(51) 3103-5028 | redatoria@redatoria.com

Design e Desenvolvimento por Brava Digital