Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

O que acontece com as denúncias das publicações do Facebook?

Por: Aroa Khalil - Publicação: 11 de outubro de 2018
O que acontece com as denúncias das publicações do Facebook?

As redes sociais são ferramentas para troca de informações, mensagens e compartilhamento de imagens entre amigos, familiares e marcas. A interação ocorre em um volume imenso em diversos idiomas e lugares do mundo, por isso, não é difícil imaginar que muitos conteúdos impróprios possam ganhar espaço por algum tempo no Facebook.

Justamente pela quantidade de posts ser enorme, os usuários podem contribuir denunciando publicações, usuários e páginas que violem as políticas da rede social ou alguma legislação. Conteúdos de cunho sexual, violento, apologia às drogas, fake news ou que apresentam discurso de ódio podem aparecer durante o ano todo, mas, se intensificam em alguns momentos, como os de eleições, por exemplo. Muitas pessoas ficam em dúvida do que fazer, caso se deparem com conteúdo impróprio. Se você pensa em realizar uma denúncia ou está inseguro sobre algo que deseja compartilhar em seu perfil, seguem alguns esclarecimentos:

O Facebook monitora tudo?

As equipes do Face trabalham 24h em diferentes regiões do globo e avaliam violações específicas em áreas como Segurança, Ódio e Assédio (o que inclui o preconceito), Acesso e Conteúdo Abusivo.

O que acontece quando eu faço uma denúncia? A pessoa é notificada?

O seu nome e seu perfil são preservados, o Facebook não informa à pessoa denunciada. Porém, não significa que o conteúdo será removido, pois ele só será retirado se não seguir os  Padrões da comunidade do Facebook. Não basta você não concordar, é preciso que o conteúdo viole os Termos do Facebook.

Quando você clica em uma publicação que deseja denunciar, deve escolher a opção “dar feedback sobre esta publicação” e escolher uma das alternativas que do que está em desacordo: nudez, violência, assédio, suicídio ou automutilação, notícia falsa, spam, vendas não autorizadas, discurso de ódio, terrorismo ou informações de votação incorretas.

Quando você clica em um perfil que deseja denunciar, deve escolher alguma das opções: fingindo ser outra pessoa, conta falsa, nome, falso, publicação de conteúdo inadequado, quero ajudar ou outra coisa.

O Facebook também deixa um aviso bem claro: “Se alguém estiver em perigo imediato, ligue para o serviço de emergência local. Não espere”.

As medidas tomadas, após a análise e confirmação de violação das regras, podem ser desde a exclusão da publicação, bloqueio da conta e, em casos mais graves, o Facebook reporta o conteúdo indevido às autoridades.

O que não posso postar?

Geralmente, o bom senso é o principal filtro que toda pessoa adulta com discernimento deve apelar. Os conteúdos que promovam riscos, inclusive danos físicos, financeiros e emocionais não devem ser compartilhados. Declarações racistas, homofóbicas, xenófobas e similares devem ficar de fora das suas redes e, obviamente, dos seus comportamentos fora delas. Outros conteúdos como propagandas comerciais, uso de imagens de terceiros, músicas, vídeos e obras intelectuais também devem observar às regras gerais do Facebook.

Consulte sempre os Termos do Facebook, pense sobre utilizar imagens sem autorização, use a empatia para pensar se pode ofender alguém, denuncie caso visualize algo impróprio e use só o melhor das redes sociais. Afinal, o que queremos é paz, informação de qualidade e conexão com as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

Rua da República, 48, Sala 201 - Cidade Baixa – Porto Alegre
(51) 3103-5028 | redatoria@redatoria.com

Design e Desenvolvimento por Brava Digital