Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

O que sua empresa tem a ver com futebol?

Por: Redatoria - Publicação: 5 de novembro de 2017
O que sua empresa tem a ver com futebol?

O gerenciamento e funcionamento de uma empresa se assemelham a forma de administrar um time de futebol. Você consegue enxergar essa semelhança? Consegue ver como seu negócio e um clube têm muito em comum? Se a sua resposta for não, depois de ler esse texto, você vai perceber que alguns dos pontos podem ser inseridos no seu contexto, criando uma nova visão da sua companhia. Por outro lado, se a sua resposta foi sim, você certamente irá se identificar com a alguns dos tópicos e que sua empresa realmente é formada por um time de galácticos. No fim, todo mundo sai ganhando 🙂

As funções dentro do campo e do escritório

Empreendimentos muitas vezes buscam profissionais multidisciplinares ou multitarefas, no futebol isso também acontece. Aquele zagueiro que sabe sair jogando ou o atacante que marca a saída de bola adversária, nada mais é do que o redator que também consegue layoutar ou o social media que também faz o atendimento. Em alguns casos, você acaba acumulando funções e não executa nenhuma com mestria, por isso, os especialistas são muito importantes. O técnico é o gerente, que vai treinar e motivar seus comandados em busca dos três pontos, ou de uma boa performance; o capitão é o líder da equipe, um elo fundamental da gerência com o time. No fim das contas, existe espaço tanto para o especialista, quanto para o multifuncional, cabe a você decidir como irá montar o seu plantel.

Vestiário fechado = equipe motivada

O que acontece nos bastidores do futebol, muitas vezes, define o destino de uma equipe. Obviamente esse é apenas um fator entre outros tantos que permeiam o esporte, mas um vestiário rachado, somado a problemas administrativos/financeiros, certamente culminam em rebaixamento. Apesar dessa afirmação ser focada no futebol, ela pode muito bem ser traduzida para o seu negócio. Uma equipe desunida, com chefes desrespeitando funcionários, não reportando feedbacks ou não dando ouvido a sugestões e reclamações, certamente é um caminho rumo à insatisfação e resultados negativos. Pode soar um tanto óbvio, mas se atingir sucesso em projetos profissionais, independentemente do ramo de atuação, a boa comunicação e pessoas motivadas são essenciais para que as estratégias funcionem. E aí, onde a sua empresa está na tabela de classificação? Brigando pelo título ou contra a série B?

É CAMPEÃO!

No segmento dos negócios não existe um título, até porque não existem adversários, não há uma competição para ver quem é o melhor. Nesse caso a conquista é um trabalho de muita qualidade, com resultados expressivos e o principal: a satisfação do cliente. Alcançar a glória máxima requer paciência e confiança no trabalho que está sendo realizado. É preciso correr riscos, alterar a metodologia de trabalho, pensar fora da caixa e usar a criatividade para fazer diferente dos demais. Nos negócios, assim como no futebol, você precisa estar preparado para enfrentar as adversidades e no fim do processo poder levantar a taça e gritar: É CAMPEÃO!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.