Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Produtividade e correria não são sinônimos

Por: Redatoria - Publicação: 16 de novembro de 2017
Produtividade e correria não são sinônimos

Buscamos constantemente a fórmula mágica para fazer cada vez mais tarefas em menos tempo, em busca de resultados acima da média. Mas vamos começar do começo: você sabe o que realmente significa ser produtivo?

É incrível, mas há quem ache que produtividade é estar com um checklist lotado, sempre com agenda cheia e com o tempo todo tomado por inúmeras tarefas. E por mais estressante que seja esse grande acúmulo de tarefas, há quem se orgulhe de estar sempre ocupado e não ter tempo para mais nada.  Além disso, tem a questão de que algumas pessoas chegam no final do dia e conseguem cumprir seus objetivos, enquanto outras não conseguem finalizar sequer uma única task. Ou seja, definitivamente, produtividade não está relacionada com a quantidade de tarefas a cumprir. Honestamente, nem com as tarefas que você cumpriu.

A verdade é que a produtividade mora na capacidade de conseguir bons resultados aplicando o mínimo de recursos, e está muito mais ligada ao bom gerenciamento de tempo do que com ocupação dele. Se manter atarefado apenas para mostrar trabalho e provar para seus líderes que você consegue manter alta performance em termos de “produtividade” serve apenas para uma coisa: desperdiçar tempo precioso e não obter resultados relevantes.

O tempo é o mais escasso dos recursos

Não se estoca tempo! A gestão eficiente do tempo é o melhor caminho para alcançar a produtividade, por isso, use a tecnologia a seu favor.  Parece meio óbvio e batido, mas muita gente ainda não  “respeita“ essa regra de ouro.  Usar aplicativos de gerenciamento de projetos e equipes tem se revelado útil no quesito otimizar tempo. É importante saber quanto tempo será aplicado em cada tarefa e poder prever o tempo que o projeto levará para ficar pronto. Esse tipo de atitude é mais produtiva do que desprender tempo sem saber ao certo onde isso vai dar. Para ajudar, separamos alguns apps que trazem praticidade ao dia a dia, e podem te ajudar nessa jornada chamada gerenciamento de tempo:

Trello: aplicativo extremamente versátil capaz de se ajustar às necessidades do usuário. De tarefas de trabalho a planos de viagens, o Trello mantém todas as atividades e projetos visíveis do início ao fim. Ele é gratuito, sem limitações de usuários e fluxos de trabalhos. Interessante, né?

Boomerang for Gmail: uma extensão para Gmail que permite escrever a resposta dos e-mails e agende para serem enviados depois. Esperto, hein?

Emailga.me: uma “gameficação” para otimizar a gestão da sua caixa de e-mails, que faz com que você gaste menos tempo com a gestão de suas mensagens eletrônicas.

Clockwork Tomato: baseado no método Pomodoro de gestão tempo, que divide a jornada de trabalho em períodos de 25 minutos, com pequenos intervalos. É ótimo para concentrar quando tem que concentrar e distrair quando tem que distrair.

A produtividade é uma questão de usar bem o tempo e não de ter mais tempo para realizar coisas. Tentar abraçar o mundo ou se dividir em diversas tarefas ao mesmo tempo poderá fazer com que você se frustre por não conseguir dar conta de todas as coisas com as quais se comprometeu, ou realizá-las pela metade. Todos buscamos ser produtivos, é verdade, a diferença entre os que conseguem e os que não conseguem está na sabedoria de usar o tempo a seu favor. Agora que você já sabe disso, dar um gás na sua produtividade só depende de você 😉

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.