10 passos para identificar notícias falsas
A veiculação de notícias falsas é um dos males da internet e das redes sociais atualmente. Com tanta informação disseminada, fica difícil saber em que fontes confiar e como identificar a veracidade. Uma notícia falsa pode interferir de forma permanente a reputação de alguém ou manchar a imagem de uma empresa ou instituição. Nos Estados Unidos, criou-se até um termo para isso, chama-se “hoax”, que designa o comportamento de usuários que buscam enganar um grupo de pessoas, fazendo-as acreditar que algo falso é real.
É importante destacar também que grande parte dos usuários não chega sequer a ler a reportagem completa antes de compartilhar. Essa atitude aumenta o alcance de sites com conteúdos falsos e é um dos fatores principais para o aumento de notícias falsas circulando na internet. Todos os usuários precisam ser responsáveis pelo que divulgam nas redes sociais, dessa forma, a principal arma para inibir esse comportamento é a criticidade por parte do usuário, que precisa ler e filtrar com cuidado antes de divulgar.
Preocupado com o crescimento do “hoax”, o próprio Facebook criou um tutorial com dicas aos usuários que os ajuda a identificar notícias falsas. Confira:
1 – Desconfie das manchetes: notícias que trazem palavras apelativas, escritas em letra maiúscula e com conteúdo chocante, podem ter o único objetivo de chamar a atenção do usuário.
2 – Leia a URL: os links de notícias falsas, muitas vezes, usam nomes semelhantes aos sites de notícias verdadeiros. Qualquer alteração no nome da URL pode ser sinal de enganação.
3 – Verifique a fonte: busque informar-se em sites que tenham boa reputação, e que sejam fontes confiáveis de informação.
4 – Examine a formatação: formatações contendo erros ortográficos ou layouts estranhos podem ser sinal de alerta.
5 – Analise as fotos: algumas notícias falsas, buscando provar sua veracidade, utilizam imagens e vídeos manipulados. Algumas fotos são até verdadeiras, mas retiradas de um contexto podem sugerir outras interpretações.
6 – Confira as datas: notícias que trazem datas sem sentido ou até mesmo datas alteradas podem ser sinal de enganação.
7 – Certifique-se das evidências: a falta de informações sobre a autoria ou sobre a evidência dos fatos é um sinal que precisa ser verificado.
8 – Compare com outras reportagens: na dúvida, procure verificar se a notícia foi divulgada em outros veículos da imprensa.
9 – Diferencie notícia falsa com brincadeiras: alguns sites utilizam notícias verdadeiras com a finalidade de criar sátiras, preste atenção no nome do site e sobre a finalidade da notícia.
10 – Pense de forma crítica: se tiver dúvidas a respeito do conteúdo, não compartilhe a informação.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.