Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

7 maneiras de usar o Google Analytics a favor do seu negócio

Por: Redatoria - Publicação: 17 de junho de 2022
7 maneiras de usar o Google Analytics a favor do seu negócio

Ferramenta gratuita do Google ajuda a obter dados precisos para otimizar a presença online

 

Montar uma boa estratégia de marketing digital envolve ao menos três etapas: planejamento, execução e análise dos resultados. Embora sejam necessários grandes esforços nas duas primeiras, é na última etapa que é possível entender o que deu certo e o que precisa ser aprimorado em uma campanha.

A boa notícia é que existe uma ferramenta gratuita feita exatamente para realizar a análise da presença online, o Google Analytics. Com ela, é possível integrar todos os endereços eletrônicos da sua empresa ou organização, inclusive as ações de anúncios, e obter informações precisas sobre a performance de uma campanha. 

O Google Analytics é capaz de transformar todas as informações coletadas de várias fontes em dados relevantes para o seu negócio, dando uma finalidade para eles de acordo com os seus objetivos. 

Entre as métricas mais utilizadas, estão as informações sobre tráfego, localização, perfil de usuários, taxa de conversão, sessões, origem das sessões, duração da visita ao site, taxa de rejeição, entre outras. As possibilidades são muitas de acordo com os critérios desejados. 

Preparamos algumas dicas de como usar melhor o Google Analytics a favor do seu negócio, confira:

1 Escolha bons os filtros

O Google Analytics é uma ferramenta robusta que armazena uma infinidade de informações e isso pode ser confuso em alguns momentos. A melhor maneira de driblar isso é apostar em filtros que representem melhor as informações que você deseja obter da ferramenta. Portanto, escolha os critérios que mais fazem sentido para o seu negócio e configure a ferramenta a partir delas.

2 Faça a integração com o Google Ads

Se a sua campanha inclui anúncios no Google Ads, é possível fazer a integração entre as duas ferramentas. O Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google que permite criar propagandas no site de Pesquisas do Google, de Display, no Youtube, no Gmail e na Play Store. 

Com essa integração, é possível obter dados mais precisos sobre o comportamento do usuário, como o seu padrão de busca e horários de acesso. Também é possível obter dados sobre quantidade de impressões, cliques por landing page ou palavras-chave.  

3 Cuidado para não contaminar as métricas

Tente evitar acessos desnecessários ao seu próprio site de dentro da sua empresa ou organização. Ter o hábito de usar o site para realizar consultas ou como home page dos computadores pode gerar uma quantidade significativa de tráfego irrelevante para os indicadores que você quer analisar. 

4 Entenda o timing das ações de marketing

Às vezes, uma ação de marketing é boa, mas pode ter sido disparada em um momento inoportuno. Por isso, use o Google Analytics para entender o comportamento do seu público e obter informações sobre os dias e horários mais propícios a ter uma maior aceitação. Assim, é possível programar ações direcionadas para os momentos certos, gerando mais conversões. 

5 Contabilize todas as conversões

Uma das principais métricas para avaliar se um site está sendo relevante para o negócio é analisar a taxa de conversões. Uma conversão não precisa ser apenas uma venda, mas sim todas as interações que podem gerar uma venda no futuro. Por isso, contabilize desde novos contatos, downloads de materiais, simuladores, leads, entre outros. 

6 Entenda as objeções ao site

A taxa de abandono é uma das métricas mais importantes para entender os motivos que levam o usuário a não efetivar uma venda ou outra interação. Mesmo campanhas bem-sucedidas e que geram um grande volume de tráfego podem não resultar em altas conversões. 

Em geral, problemas na experiência do usuário ou na otimização do site estão quase sempre envolvidos nas objeções, assim como informações pouco claras. Com o Google Analytics é possível analisar a fundo esse problema e criar a melhor solução possível. 

7 Otimize o site para dispositivos móveis

Hoje em dia uma porcentagem significativa do tráfego na internet vem de dispositivos móveis. Por isso, é necessário fazer a otimização do site para melhor atender esse formato. 

Um site que não funciona bem no mobile pode até correr o risco de performar bem na ranqueamento do Google, prejudicando a visibilidade do seu negócio. Além disso, o usuário pode não ter uma boa experiência de navegação, o que passará uma imagem negativa sobre a sua empresa. 

 

O Google Analytics possui ainda uma enorme variedade de funcionalidades que podem ser exploradas para favorecer o seu negócio!

Ficou interessado? A Redatoria tem experiência em usar essa ferramenta para aprimorar a presença online dos nossos clientes. Entre em contato para trocarmos uma ideia.

Os comentários estão desativados.