Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Como definir o público da sua marca?

Por: Redatoria - Publicação: 13 de outubro de 2017
Como definir o público da sua marca?

Quando se realiza um planejamento de marketing digital, muitos fatores devem ser considerados para que esse tipo de estratégia seja bem-sucedida. Uma das análises mais importantes e criteriosas a serem feitas pelos profissionais de comunicação, antes de iniciar qualquer ação, é em relação ao público-alvo.

Saber para qual perfil de pessoa o seu produto ou serviço interessa é imprescindível para encontrar a linguagem correta e realizar uma comunicação verdadeira. O conteúdo precisa ser relevante para as pessoas que acessam as redes sociais e os canais da sua empresa, pois mais do que vender ou anunciar, é preciso cativar, engajar e surpreender. Cada tipo de público exige uma abordagem diferente, além disso, a linguagem também precisa estar conectada com os conceitos e valores da sua marca. Para ajudar a definir o público e, consequentemente, a linguagem a ser adotada pela sua marca, a Redatoria mostra alguns passos:

1) Pesquise: é preciso conhecer a fundo o público, quanto mais informações sobre os consumidores for possível conseguir, mais assertivas serão as ações. Anote todos os detalhes para compreender melhor o comportamento e os interesses do seu público:

– Quais problemas/ soluções essa pessoa procura?

– Em quais horários?

– Quais os produtos/serviços  mais solicitados?

– Quem são essas pessoas (mães, pais, empresários, pessoas que gostam de quais atividades?)

– O que não pode faltar para sua solução ser completa (agilidade, um bom lugar para estacionar, preço…)?

2) Segmente: se a pesquisa apontar um público muito heterogêneo e pouco específico, é preciso segmentar em pequenos grupos, que apresentem fatores em comum e direcionar campanhas específicas para cada um desses grupos. Desta forma, é possível medir em qual desses a resposta se mostra mais efetiva e avaliar onde investir mais.

3) Dialogue: é preciso abrir uma comunicação direta com o consumidor e utilizar os meios que ele confia e utiliza para fazer isso. As redes sociais têm um grande alcance em diversas idades e campos de atuação e, justamente por isso, são aliadas no processo de comunicação direta com o público.

4) Renove: os públicos não são conceitos rígidos, que uma vez definidos permanecem inalterados. Os interesses mudam com o passar do tempo e a readequação das estratégias e da própria linguagem é uma atividade necessária e permanente. A pesquisa sobre os serviços e atendimento prestados precisa ser contínua, bem como a adaptação aos novos segmentos. Mantenha-se sempre em uma posição de pesquisador para entender a sazonalidade do mercado e poder realizar as adaptações necessárias.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

redatoria@redatoria.com Política de Privacidade

Design e Desenvolvimento por Brava Digital