Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Como ter sucesso nas redes sociais da sua empresa?

Por: Redatoria - Publicação: 19 de maio de 2022
Como ter sucesso nas redes sociais da sua empresa?

Alcançar o sucesso nas redes depende de estratégia, planejamento e conteúdo de qualidade. Aprenda 10 passos para destacar-se no digital. 

 

Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube… independente de qual for a rede, todas possuem oportunidades para as empresas, ao menos, para aqueles que sabem utilizá-las.

Seja para reforçar o posicionamento, impulsionar número de clientes ou marcar presença na internet,  o marketing digital deve fazer parte das estratégias de qualquer negócio que deseja alcançar o destaque no mundo digital. 

Para ter sucesso não basta fazer várias postagens de fotos, vídeos aleatórios ou inúmeros stories sem conexão. É importante realizar um planejamento bem amarrado e oferecer conteúdo que gere valor. 

Para isso, separamos 10 dicas que serão cruciais para este objetivo: 

1- Conheça seu público-alvo

O passo inicial, antes mesmo de criar um perfil, é ter consciência de quem será o seu público-alvo. Mas é importante compreender quem é o seu cliente ideal. Não adianta definir um público vago, como: moradores de classe média da cidade de São Paulo, com idades entre 25 e 60 anos. Ao tentar se comunicar com todo mundo, você acaba não gerando identificação em ninguém.

É preciso definir se são homens ou mulheres, recorte mais preciso da faixa etária, poder aquisitivo e localização, o que gostam, como se comportam, quais seriam suas dores. Entenda seu público em detalhes, definindo personas e melhore seus resultados. 

2 – Não poste por postar! 

Não adianta entrar em todas as redes sociais, preencher a Bio e foto destaque com o logo da empresa, postar uma vez ou outra ou não interagir com seus seguidores.

 É importante ter uma frequência de postagens, mas mais do que isso, o seu conteúdo precisa de alguma forma criar uma conexão com o seu público. Seja apresentando soluções ou demonstrando autoridade e conhecimento sobre a sua área de atuação. 

3 – Faça conteúdos que solucionam dores

Por que alguém segue o perfil da sua marca no Instagram? Apenas para monitorar promoções diárias de seus produtos e serviços? Certamente não. Seu público está seguindo sua página ou perfil porque espera encontrar a solução para algum problema. Ou seja, o que o seu produto pode fazer por ele. 

Por exemplo. Você tem uma empresa que oferece serviços de limpeza e impermeabilização de sofás. Ao invés de somente anunciar este serviço com valores, você aponta para uma jovem mae, de 31 anos, com dois filhos entre as idades de 1 a 4 anos, que o sofá dela que só tem apenas 2 anos, apesar de toda sujeira, pode ser recuperado. E ainda melhor, pode ser protegido contra quedas de líquidos,facilitando sua limpeza e conservação.

E isso pode ser feito por meio de um post de Antes X Depois, em que você mostra um ambiente repleto de coisas infantis e um sofá super sujo e então o seu processo de limpeza e ele recuperado. Isso, com certeza, gera muito maior conexão, credibilidade e autoridade sobre o assunto e resolve a dor da sua cliente, do que apenas valores. 

4 – Mantenha sua rede social ativa

As suas redes devem se manter atualizadas. Atenção, isso não significa ter que postar qualquer conteúdo todos os dias. Mas criar uma rotina de postagens elaboradas com estratégia e objetivos,  no intuito de se promover e fortalecer a imagem da marca, gerando conexão. 

5 – Use CTAs eficientes

Se meta de criar conteúdo de qualidade foi realizada com sucesso, parabéns! Mas existe um próximo passo para ter sucesso nas redes e alcançar os possíveis clientes: as chamadas para ação, conhecidas como CTAs. 

É o texto que incentiva o leitor a fazer algo. Você pode utilizar essas chamadas para incentivar seu público a interagir, melhorando as métricas da página. Ou fazer uma pergunta, pedir comentários ou até para marcar amigos. Outra opção é usá-lo para venda. CTAs podem também ser pedidos para visitar uma página ou um blog post ou até para baixar um conteúdo.

6 – Invista em visual de qualidade

Na internet, o visual é parte importantíssima. Parte do caminho para o sucesso é criar conteúdo visual com qualidade profissional. 

Fotos e vídeos de alta qualidade gráfica e edição são entregues e destacados pelo algoritmo e têm maiores chances de serem vistos e receber engajamento.

7. Interaja com seu público

Ninguém gosta de ser deixado falando sozinho! É necessário estar atento às interações. Responder os comentários e mensagens de clientes o mais rápido possível. Se eles falaram alguma coisa é porque querem ser ouvidos.

 A interação faz com que o público crie um maior vínculo com a marca, ajuda a melhorar o engajamento e, consequentemente, os resultados desejados. 

8. Crie um calendário editorial

Quem deseja ter sucesso nas redes sociais precisa de planejamento. Esperar ideias brilhantes surgirem do nada o tempo todo é abusar da sorte. Quem trabalha dessa forma, faz uma postagem de tempos em tempos e raramente atualiza seus seguidores, não conquista resultados consistentes.

Para que as redes permaneçam relevantes é necessário ter conteúdo periódico. A frequência varia de acordo com o público e setor de cada empresa, mas planejar e postar sempre é essencial. Um bom ponto de partida é definir as datas comemorativas que se alinham ao seu perfil e podem gerar simpatia no seu seguidor. 

9. Fique de olho nas tendências

Nunca deixe de se atualizar a respeito de ações e estratégias que andam fazendo sucesso nas redes. As tendências não estouram à toa, prova disso são os podcasts e o sucesso da gamificação.

10. Produza conteúdos com base nas métricas e resultados

Uma das grandes vantagens das redes sociais em relação aos meios de comunicação tradicionais é que entregam diversas métricas e muito mais precisas, assim, fica mais fácil analisar o que está ou não funcionando e se estamos atingindo o público desejado.

Verificar quais publicações tiveram mais “curtidas”, “compartilhamentos” e “comentários”, vão te auxiliar a ter uma resposta do que os seus seguidores sobre o que mais se interessam.

Redes sociais não são um bicho de sete cabeças, mas são necessários vários passos para encontrar o caminho do sucesso. E, muitas vezes, colocá-los em prática não é uma tarefa fácil. Por isso, segue uma dica extra: 

Invista em uma equipe de especialistas em marketing digital e garanta para sua marca maiores chances de alcançar o sucesso.

Entre em contato e vamos juntos traçar uma estratégia personalizada para o seu negócio!

Os comentários estão desativados.

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

redatoria@redatoria.com Política de Privacidade

Design e Desenvolvimento por Brava Digital