Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Estratégias de SEO: resultado do investimento em Marketing de Conteúdo

Por: Redatoria - Publicação: 20 de agosto de 2019
Estratégias de SEO: resultado do investimento em Marketing de Conteúdo

As estratégias de SEO, “Search Engine Optimization” (Otimização para mecanismos de busca) são as mais lembradas no Marketing Digital, pois ajudam a aumentar a presença online de uma marca. Contudo, essa é uma ferramenta que precisa se aliar ao conteúdo para potencializar o sucesso de uma empresa.

A tendência atual aponta para a transformação digital das empresas com o uso cada vez maior de tecnologias e da internet. Neste processo, as organizações buscam melhorar seu desempenho, aumentar o seu alcance e garantir resultados melhores usando as últimas inovações do mercado. Por conta disso, muitas empresas estão investindo em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo para modernizar a sua comunicação com o público.

Além disso, há uma importante mudança no comportamento do consumidor, que hoje usa muito a tecnologia e está amplamente inserido na internet. Cansado de ser bombardeado por propagandas mal direcionadas, o consumidor prefere comprar de empresas nas quais ele confia e que ofereçam as melhores experiências por meio do conteúdo. É possível dizer que hoje as marcas não vendem só produtos, mas sim sensações, histórias e, especialmente, originalidade. Sai na frente a empresa que conseguir ganhar o público mais pela narrativa que envolve o produto do que apenas pela sua propaganda.

Por que investir em conteúdo?

É uma situação muito comum que empresas de todos os portes tenham que lidar com restrições de verbas para o investimento em anúncios. A internet se tornou muito grande para que uma marca esteja presente em todos os lugares e o investimento para ser visto pelo maior número de pessoas é alto.

Mas então, o que uma empresa pode fazer para chamar a atenção do seu público? Como esse público vai saber que aquela empresa é a solução para os seus problemas?

A melhor forma é produzir um conteúdo relevante que responda todas as dúvidas de um cliente em potencial, para logo em seguida convertê-lo em cliente real. Hoje, o consumidor tem o hábito de fazer pesquisas na internet antes de decidir uma compra, então ele procura deliberadamente o conteúdo sobre os produtos e serviços que deseja. É para captar esse tipo de atenção que as empresas investem no Marketing de Conteúdo.

Por que aliar o conteúdo ao SEO?

Mas apenas investir em conteúdo ainda não é suficiente, pois é necessário que ele apareça para o maior número de pessoas. É aí que entram em ação as estratégias de SEO, que aumentam a visibilidade do conteúdo na internet por meio do uso das palavras-chave nas ferramentas de busca!

Atualmente, é imprescindível que as empresas mantenham um blog com conteúdos que são ciados a partir dos principais termos pesquisados nos mecanismos de busca, como o Google. Por exemplo, se uma empresa é especialista em softwares para logística, ela pode criar um conteúdo com o título “Como os softwares de logísticas podem ajudar a impulsionar seu negócio”. Com o uso das estratégias de SEO, este conteúdo poderá ser colocado como o primeiro resultado da página do Google para quem buscar pela palavra-chave “software de logística”. Isso tem muita importância, pois a primeira posição nos resultados de pesquisas do Google costuma ter uma taxa de cliques muito maior do que a dos resultados das páginas seguintes.

Resultado do Investimento em Marketing de Conteúdo e SEO

O resultado do investimento em Marketing de Conteúdo é um melhor posicionamento do site de uma empresa para buscas orgânicas, gerando maior tráfego, o que confere autoridade e relevância para o conteúdo e, por isso, maior visibilidade para a marca. O objetivo é educar o mercado, melhorar o brand awareness, aumentar os prospects e até mesmo otimizar o processo de vendas.

Contudo, é importante ressaltar que uma estratégia, mesmo bem elaborada, só consegue colher resultados depois de um tempo. O período é relativo, mas é seguro dizer que se trata de uma ação que dura ao menos alguns meses. Mas os resultados são compensadores, pois um bom investimento em SEO e Marketing de Conteúdo possibilita uma posição de relevância para uma empresa no meio digital. Uma posição de destaque sempre irá atrair mais visitas para um blog, e consequentemente, mais leads e clientes. Empresas que investem em Marketing de Conteúdo tem 2,2 vezes mais visitas e 3,2 mais leads do que as empresas que não adotam a mesma estratégia.

Interessado em aumentar a relevância da sua empresa ou marca na internet? A Redatoria oferece propostas em Marketing de Conteúdo com o uso de estratégias SEO para potencializar o seu negócio! Entre em contato.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

redatoria@redatoria.com Política de Privacidade

Design e Desenvolvimento por Brava Digital