Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Experiência: a palavra-chave da vez para os negócios

Por: Redatoria - Publicação: 17 de outubro de 2017
Experiência: a palavra-chave da vez para os negócios

A gente sabe que existem inúmeras opções de quase tudo: filmes, séries, músicas, roupas, cursos, carros, sapatos, mecânicas, acessórios, celulares, restaurantes, bares, aplicativos para pedir comida, para se hospedar, para se locomover e para encontrar uma companhia. Basicamente, só não temos muita liberdade para decidir nossos fornecedores de água e energia elétrica. Vamos combinar que com toda essa chance de escolha, não há muitos motivos para manter a fidelidade a uma determinada marca, certo? Mais desconto, menor preço, mais agilidade? Vamos escolher quem está no topo da disputa pela nossa atenção.

Infelizmente, isso não muda quando você é o fornecedor. O que quero dizer é: tudo que você procura em outros serviços e produtos é o que os seus clientes esperam do seu negócio. Não, não adianta saber que seu trabalho tem qualidade, que sua marca está há muitos anos no mercado, que a sua equipe é qualificada e blá, blá, blá… A única coisa com que você deve se preocupar (se ainda não se preocupa, é bom que comece hoje mesmo) é poder responder com um SIM bem afirmativo a seguinte questão: “minha empresa oferece uma experiência positiva aos clientes?”

Se você tem dúvidas sobre estar entregando uma experiência adequada, dialogue com seus públicos – todos eles. Pergunte aos seus vendedores/revendedores se eles têm todo preparo necessário para oferecer a solução da sua empresa com segurança, pergunte para sua agência se ela entende bem como funciona o seu negócio e se tem todas as informações para comunicar isso, pergunte ao seu cliente se ele ficou satisfeito com sua entrega e quais são as suas impressões sobre o produto/serviço prestado e onde você pode melhorar. Considere os comentários nas suas redes sociais, participe de associações e conheça o que os seus concorrentes possuem de diferencial.

Comunicar uma experiência é um desafio para quem trabalha com comunicação, mas alinhar discurso com a realidade é um desafio para todos. Dizer que algo é prático e não aceitar cartão de crédito, não funciona. Demorar para entregar um orçamento, não funciona. Não deixar claro o que a pessoa vai receber e frustrar expectativas, não funciona. O mundo já está cheio de conceitos gourmet, boutique, retrô, mobile, mas ainda não está repleto do conceito satisfação. Coloque seus esforços na experiência do consumidor, tudo faz mais sentido quando pensamos e agimos guiados por essa premissa.

Dito isso, pense em todas as etapas da experiência que a sua marca está oferecendo e faça constantes correções, porque o que vale mesmo no mundo dos negócios não é a primeira impressão, mas a impressão real.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.