Funil de Vendas de Conteúdo: Saiba quais produzir para cada etapa

Ser referência no mercado e ter altos índices de vendas são desejos de todo empreendedor. E o uso das mídias digitais são as principais aliadas, principalmente nos últimos dois anos em que ficamos mais dentro de casa e o E-commerce cresceu significativamente.
Mas como conseguir criar essa ligação nos usuários digitais e transformá-los em clientes? Bem, produzir conteúdos de marketing digital é uma tarefa complexa, mas a ferramenta de Funil de Conteúdo é uma ótima estratégia.
O que é?
Funil de conteúdo é o conjunto de ações e gatilhos que tem por objetivo dar suporte à jornada de compras de uma determinada organização. Ela é baseada em acompanhar as pessoas, desde o primeiro contato com a empresa ou produto até a conversão da venda ou fidelização.
Quando falamos de produção de conteúdo, o funil é dividido em três etapas: Topo, Meio e Fundo, e que precisam ser trabalhadas estrategicamente, sobre as quais falaremos, a seguir.
Conteúdo de Topo do Funil:
O Topo do Funil é fundamental para que sua empresa cresça, afinal é nessa etapa que você pode atrair e educar potenciais compradores. É aquele pensado para atrair visitantes para sua mídia social e dar o máximo de informações sobre o seu negócio para que os internautas se sintam interessados e continuem em sua jornada até a compra.
Mas é preciso ter um cuidado! O conteúdo com um foco mais “vendedor” pode afastar grande parte do seu público-alvo. Nessa etapa, como é o momento que ocorre o primeiro contato com a empresa, vale aquele ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”. Afinal, o Topo do Funil é o momento em que os conteúdos conseguem trazer o maior número de visitantes. Os conteúdos dessa fase devem atrair, abordando temas de aprendizagem e reconhecendo o problema cliente e, principalmente, compartilháveis e interativos. Por isso, vale o uso de memes, dicas e tutorias e as principais mídias digitais são:
- Posts nas redes sociais
- Posts em blog
- Newsletter
- Webinar
- Conteúdo de Meio do Funil:
Já o Meio do Funil é importante para continuar nutrindo seus leads, sem que parem e desistam no caminho. É o momento de gerar conteúdos de aproximação com a sua audiência, criando a imagem de autoridade do assunto. Neste momento, seus conteúdos devem demonstrar domínio, como checklist, passo a passo, você sabia ou mitos e verdades e as principais mídias para abordar o público são:
- Vídeos nas redes sociais
- Eventos
- Site
- E-book
- Podcast
- Conteúdo Fundo do Funil:
Chegamos a parte mais importante, o objetivo final — o da venda! O Fundo do Funil é o momento de conversão. Nessa fase, está em jogo a decisão do cliente. Então, é importante que seu negócio sirva como fonte de informações, respondendo a perguntas como “por que comprar esse produto?”, “como ele funciona?”, “tem um bom custo x benefício?” É neste momento que conteúdos como cases de sucesso, depoimentos e demonstração do produto, cupons de desconto são indicados. E as principais mídias para converter a venda são:
- Páginas do seu site dedicados ao produto
- Catálogos
- Posts nas redes sociais, momento de usar o clique no link
- Posts em blogs de vendas diretas
Entre os principais benefícios dessa ferramenta podemos citar a otimização da gestão e previsibilidade de resultados. Agora que você sabe o que é funil de conteúdo e entendeu a complexidade da tarefa, pode entender um pouco mais como é importante contratar uma agência de marketing digital especializada para auxiliar no crescimento de suas vendas.
Aproveite e solicite um orçamento. Gaste o seu precioso tempo na produção de seus produtos e deixe a divulgação e reconhecimento da marca com a Redatoria.