Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Jornada do Cliente: entenda o papel de cada etapa

Por: Redatoria - Publicação: 14 de novembro de 2022
Jornada do Cliente: entenda o papel de cada etapa

A jornada é dividida em quatro estágios. 

 

Você já ouviu falar em Jornada do Cliente? No marketing digital, assim como no funil de vendas, esse processo precisa ser mapeado constantemente por quem busca aumentar a taxa de conversão de leads, elevar o ticket médio e fidelizar clientes. Cada etapa da jornada demanda uma ação diferente, sempre com o intuito de levar o lead à fase seguinte.

Mas para você obter o máximo de sucesso em cada estágio, é necessário fazer o mapeamento identificando o comportamento do consumidor para compreender melhor o processo de decisão de compra da sua persona e o que ela busca em cada etapa.

Neste post, você vai entender um pouco mais sobre o objetivo de cada etapa e terá alguns exemplos práticos para inspirar as suas estratégias de conteúdo.

 

Conhecendo as etapas

 

A Jornada de Compras pode ser dividida em quatros etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração de solução e decisão de compra. A seguir, entenda o objetivo de cada estágio:

 

Aprendizado e descoberta

 

Nesta etapa, o cliente ainda não sabe que tem um problema e, em muitos casos, não conhece a sua empresa.

Neste momento, você precisa traçar estratégias para atrair a atenção do seu potencial consumidor, da forma que você poderia ajudá-lo a solucionar a sua dor e não apenas vender o seu produto/serviço.

Aqui você pode apostar no marketing de conteúdo criativo e enriquecedor que vai agregar valor para a sua persona, além de contribuir com o fortalecimento e reconhecimento da sua marca.

Ações que podem te ajudar:

  • Criação de blog com conteúdo rico, informativo e educativo;
  • Infográficos;
  • Vídeos educativos.

 

Segue o exemplo:

A jovem Laura tem o sonho de ter o próprio negócio, mas não sabe lidar muito bem com finanças. Então ela busca ajuda na internet para expandir seus conhecimentos na área.

Se a sua empresa for especializada em BPO (Terceirização Financeira), neste momento você pode oferecer a Laura conteúdos com dicas práticas para organizar o financeiro de uma PME ou um vídeo educativo sobre os primeiros passos para montar uma reserva de emergência.

Como o assunto envolvido está diretamente ligado ao que a Laura busca, ela poderá associar a sua marca como uma ótima fonte para adquirir conhecimentos.

 

Reconhecimento do problema

 

Aqui o seu cliente já tem conhecimento que tem um problema e quer encontrar formas de solucionar o quanto antes.

Ele já compreendeu que precisa de ajuda, e se você trabalhou o reconhecimento da sua marca, ele já conhece a sua empresa. Neste momento, o seu objetivo como negócio é gerar a necessidade da compra da sua solução na sua persona.

Chegou a hora de começar a falar mais sobre seus serviços/produtos e mostrar que é a melhor opção para o cliente.

Ações que podem te ajudar:

  • E-books gratuitos;
  • Guias educacionais.

 

Segue o exemplo:

Voltando para a Laura, ela começou a sentir uma certa dificuldade com a gestão financeira do seu pequeno empreendimento e percebe que precisa de alguma solução para facilitar o seu dia a dia como empreendedora.

Ela passa a buscar informações mais específicas para ajudar nesta tarefa e começa a procurar formas de otimizar o seu trabalho.

Neste momento, ela encontra em seu blog conteúdos sobre como montar um planejamento financeiro eficiente e, no final da publicação, você disponibiliza um e-book gratuito com um passo a passo para seguir e criar um de forma clara e objetiva.

 

Consideração da solução

 

Nesta etapa, o potencial consumidor já sabe que precisa resolver um problema e está em busca de empresas que oferecem a solução mais adequada para o que ele precisa.

Para converter este cliente, você precisa mostrar que a sua empresa é a melhor opção. Ele precisa enxergar que o seu negócio irá solucionar o problema.

Neste estágio, você tem que gerar o senso de urgência na persona, para que ela busque pela solução o mais breve possível.

 

Ações que podem te ajudar:

  • Conteúdo rico sobre seus produtos/serviços (Características/benefícios/diferenciais);
  • Webinars.

 

Segue o exemplo:

Laura percebe que a gestão financeira é uma atividade muito complexa, mas ela não tem tempo para se dedicar a isso. Vai buscar na internet possíveis soluções para resolver este problema.

Este é o momento da sua empresa vender os produtos/serviços e mostrar todo o potencial da sua empresa para ela. Crie conteúdos que tragam informação de valor e que possam ser relevantes para ela no momento. Aqui você pode usar diferentes recursos como blog, vídeos, e-books, entre outros.

 

Decisão de compra

 

Agora que o cliente já conhece todas as opções disponíveis no mercado, está na hora dele escolher a solução que melhor atende a sua necessidade.

É o momento em que ele finalmente vai comprar/contratar uma solução. Se você conseguiu trabalhar bem todas as etapas da Jornada do Cliente, o possível consumidor irá lembrar da sua marca.

É hora de prestar ainda mais atenção no que a sua concorrência oferece para fornecer a solução mais adequada.

Ações que podem te ajudar:

  • Teste gratuito;
  • Descontos e promoções

 

Segue o exemplo:

Laura se interessou pelo BPO financeiro oferecido pela sua empresa. Para atrair a atenção dela, você pode oferecer um período de teste gratuito para ela conhecer a sua solução.

 

Tem dúvidas sobre como criar o conteúdo ideal para cada etapa? Isto não precisa ser um problema.

Conte com a nossa ajuda! Entre em contato agora com a equipe da Redatoria.

Os comentários estão desativados.