Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Reels: saiba mais sobre essa ferramenta

Por: Redatoria - Publicação: 28 de setembro de 2020
Reels: saiba mais sobre essa ferramenta

Lançado no dia 23 de junho, a função reels do Instagram surgiu para dar continuidade ao recurso Cenas da mesma plataforma, adicionando um novo espaço para os usuários compartilharem vídeos curtos, de até 15 segundos, com edição e efeitos próprios.

Até o momento, a versão Beta que ainda está sendo testada em 50  países, incluindo o Brasil, ainda não tem previsão de expansão para outros lugares do mundo.

Em sua essência, o público acredita que o reels foi uma resposta do Instagram ao grande fenômeno chinês das mídias sociais, o aplicativo TikTok. Mas, diferentemente do aplicativo rival, no Reels, os vídeos criados são disponibilizados priorizando o acesso ao vídeo para os seguidores de quem o posta, sendo possível ampliar a visualização da criação para outros públicos através da aba Explorar do aplicativo.

Para Vishal Shah, vice-presidente de produto, “as pessoas não necessariamente compartilham conteúdo [no Instagram] com o objetivo de serem descobertas por uma grande audiência”.

 

Os recursos

Em termos de inovação, as ferramentas que o Reels trouxe são, basicamente, a de edição de vídeo, que permite fazer cortes, adicionar novas cenas e alteração de velocidade do vídeo; a seleção de áudio; o temporizador, além dos filtros e efeitos já presentes no Instagram. A função permite, também, ordenar diferentes trechos do vídeo no momento da edição.

Como funciona o Reels

Para criar vídeos na nova função, basta selecionar os vídeos do Reels na parte inferior da câmera do Instagram. Ao clicar em Reels você verá um pequeno menu ao lado esquerdo da tela com todas as ferramentas de edição que citamos acima para te ajudar a criar o vídeo perfeito. Na ordem eles aparecem assim:

Áudio: com essa ferramenta você pode pesquisar uma uma música na biblioteca de músicas do Instagram ou usar o seu próprio áudio original.

Dica legal: quando você compartilha um vídeo com um áudio original, esse áudio será atribuído a você. Desta forma, se a sua conta for pública, outras pessoas poderão utilizar o seu áudio para suas próprias criações, selecionando a opção “Usar áudio”. Legal, né?

Velocidade: para acelerar ou reduzir a velocidade de uma parte da sua criação (vídeo ou áudio). Isso te permite criar vídeos em câmera lenta!

Efeitos de AR: se você deseja fazer uma coisa mais engraçadinha, basta gravar vários clipes com os diferentes efeitos da galeria de efeitos do Instagram. Os filtros de AR (realidade aumentada) estão aí para isso!

Temporizador: para gravar clipes com as mãos livres. Ao pressionar o botão de gravação, uma contagem regressiva se inicia antes da gravação com o tempo que você selecionou.

Além disso é possível, criar transições perfeitas de um clipe para outro alinhando objetos que compõe o vídeo. Muitos vídeos de  troca de looks ou inclusão de novos amigos na criação são feitos assim.

No Reels existe também a opção de gravar uma série de clipes, registrando um de cada vez, todos de uma vez ou carregando vídeos da sua própria galeria.

 

Compartilhando seus vídeos com o público

Nesta função, você pode tanto compartilhar seus vídeos com seus seguidores, como ser descoberto(a) pela comunidade de usuários do Instagram no Explorar.

Para compartilhar seu Reels no espaço Explorar, é necessário que as configurações da sua conta estejam ajustadas para o modo público. Assim, as probabilidades de você ser descoberto pelos outros usuários são maiores. Com o perfil público você pode publicar seus vídeos tanto no seu feed quanto no Explorar.

Em casos de conta privada, o Reels permite que você compartilhe suas criações no seu Feed, desta forma apenas seus seguidores vêem seu vídeo do Reels. Com a conta privada, pessoas terceiras não conseguem utilizar seus áudios originais e nem compartilhar seus conteúdos do Reels com outras pessoas que não seguem você.

Na tela de compartilhamento você consegue salvar um rascunho da sua criação, adicionar uma legenda e hashtags, alterar a imagem de capa e, ainda,  marcar os seus amigos no vídeo.

Também é possível compartilhar um vídeo do Reels nos stories (com amigos próximos ou por mensagem direta), mas se você o fizer, seu vídeo fica equivalente a um story normal, ou seja, não é compartilhado no Reels no Explorar e desaparecerá após 24 horas.

 

Acessando os vídeos de outros usuários

Essa ação é possível pelo espaço Explorar: lá são exibidos os conteúdos que mais estão em alta do Instagram. Além dessa opção, nos “destaques” você também tem acesso a vídeos selecionados pelo próprio Instagram, para ajudar você a descobrir novos conteúdos que possam ser interessantes para você. Em ambas as opções você pode curtir, comentar ou compartilhar o conteúdo com seus amigos.

Segundo o próprio Instagram, o Reels oferece às pessoas novas formas de se expressarem, de descobrirem mais daquilo que amam no Instagram e, também, também ajuda qualquer pessoa com o objetivo de se tornar um criador de conteúdo a ganhar visibilidade.

E aí, gostou da nova função do Instagram? Deixe seus comentários aqui para a gente!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

redatoria@redatoria.com Poltica de Privacidade

Design e Desenvolvimento por Brava Digital