Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Você ainda separa vida pessoal e vida profissional?

Por: Redatoria - Publicação: 26 de outubro de 2017
Você ainda separa vida pessoal e vida profissional?

A ideia de que podemos ser vistos como pessoas separadas em nossas vidas sociais e profissionais é um conceito ultrapassado.
Ou melhor, nem é possível dizer que um dia ele chegou a existir de forma completa, afinal somos seres humanos inteiros feitos de razões, emoções e sentimentos, e todas as decisões que tomamos pessoais ou profissionais passam por esses filtros.

Não existe nenhuma decisão tomada somente de forma racional, todos os nossos empreendimentos profissionais têm muito mais chances de serem bem-sucedidos quando há uma motivação pessoal, um desafio ou aprendizado que faz nossos olhos brilharem. Quanto ao mundo corporativo, é mais fácil se envolver com clientes e negócios em que acreditamos e que nos trazem satisfação pessoal do que manter relações impessoais com estes projetos. Nota-se que, quando se realizam contratos, estes são firmados com pessoas e não necessariamente com a reputação das empresas. Em contrapartida, quando se cancelam contratos, muitas vezes é pela postura dos gestores e funcionários, e não necessariamente pelo desempenho empresarial, nesses casos a confiança pessoal é um contrato mútuo.

As relações que construímos no trabalho precisam ir além de meros contatos entre colegas, afinal passamos grande parte do nosso dia no local de trabalho, logo grandes amigos surgem dessas relações, não há porque separar as categorias.

É importante que as pessoas consigam manter relações mais profundas do que meramente profissionais. Quando o ambiente de trabalho é acolhedor, a experiência de trabalho é muito mais produtiva. Essa é a tendência das empresas do futuro. O Google e outras empresas ligadas à tecnologia são locais cobiçados pelas formas de trabalho acolhedoras e pessoais, nas quais o próprio espaço é projetado e pensado para receber bem as pessoas como um todo, tendo locais de lazer destinados aos funcionários.

Ademais, é impossível não se deixar afetar profissionalmente por coisas que acontecem na vida pessoal, se estamos nos sentindo plenos ou tristes, isso se reflete em nosso trabalho. Cabe aos gestores terem um olhar mais humanizado a respeito disso, pois, muitas vezes fica mais fácil compreender a produtividade de um funcionário quando se possui a informação sobre a vida pessoal dele. Algumas vezes, a baixa produtividade pode estar relacionada a uma crise particular e estas fases precisam ser encaradas de uma maneira mais empática. O ser humano é um universo complexo em que cabem todas as funções em uma só pessoa, reduzi-lo a um sujeito que somente produz é limitador.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.