Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Você tem medo de dar autonomia aos seus colaboradores?

Por: Redatoria - Publicação: 9 de novembro de 2017
Você tem medo de dar autonomia aos seus colaboradores?

Ter autonomia, liderança e oportunidade de se desenvolver plenamente no trabalho é o desejo de todas as pessoas que pensam em evoluir e se aprimorar profissionalmente. Por isso, incentivar este tipo de comportamento é fundamental para o crescimento de uma empresa. Um funcionário que, desde o início, é estimulado a ter autonomia, torna-se capaz de tomar decisões mais assertivas e contribui muito com toda a equipe.

No entanto, há ainda muitos gestores que não conseguem se livrar do mau hábito de querer estar no controle de tudo e têm em mente que os funcionários precisam ser treinados para obedecer e realizar os processos da mesma forma que ele faria. Esse tipo de comportamento, pode evitar uma série de erros, mas também pode trancar o crescimento e barrar soluções inovadoras.

É importante saber que ao adotar uma política de liberdade em sua empresa é possível que alguns desajustes e erros ocorram no começo, mas é um processo passageiro. A longo prazo, os funcionários adquirem confiança e autonomia para se desenvolverem individual e coletivamente, além de buscarem soluções criativas para os problemas que se apresentam. O primeiro passo é que o líder seja capaz de delegar funções e confie na competência e na capacidade de seus funcionários. Também é necessário identificar o momento certo para intervir e auxiliar no aprendizado a partir dos erros.

Confira algumas dicas para perder o medo de delegar e criar um ambiente de trabalho com mais autonomia:

Confiança: tenha confiança nos colaboradores que trabalham para a empresa, estimule a responsabilidade e posicione-se como alguém disposto a ajudar quando necessário para que o outro não se torne sempre um dependente das suas decisões.

Compreensão: a compreensão de que todo o aprendizado é um processo e que, justamente por isso, ele passa por momentos de erros e acertos, é fundamental. Saiba orientar sem agredir se um erro for cometido, sem se tornar alguém autoritário do qual as pessoas temem. Ter medo de fazer por receio de errar é nocivo para o bom andamento de uma equipe. Seja flexível.

Transparência: compartilhe informações para que todos possam aprender com a sua experiência. Saber o que se passa na empresa é fundamental para a tomada de decisões em equipe. Se as pessoas têm conhecimento dos objetivos da gestão, torna-se mais fácil trabalhar em prol desse crescimento. Aposte na comunicação e tenha sempre um relacionamento de troca com os funcionários.

Equilíbrio: as relações são tudo no ambiente de trabalho. Muitas vezes, os funcionários sentem-se desmotivados porque não têm um bom relacionamento com os colegas. Mantenha um clima acolhedor, que inspire confiança e respeito entre todos os envolvidos. Valorize as potencialidades de todos e estimule-os sempre a crescer.
Liberdade: permita que as pessoas sejam capazes de tomar decisões e faça com que elas saibam que cada iniciativa envolve também responsabilidades. Isso dará a todos a oportunidade de buscarem respostas criativas e de serem valorizados por isso.

Entre todas as dicas, há ainda uma última e, talvez, a mais importante: seja alguém que merece ser admirado não só pelo seu trabalho, mas também pelo ser humano que existe por trás dele. As relações que construímos são vias de mão dupla, há pessoas envolvidas por todos os lados e cada atitude que temos em relação a elas pode tanto servir como modelo de inspiração, como também o contrário. Saiba ouvir as pessoas e saiba também valorizar o que elas possuem de especial!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.