Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

7 dicas para explorar estrategicamente os stories no Instagram

Por: Lisiane de Assis - Publicação: 17 de janeiro de 2019
7 dicas para explorar estrategicamente os stories no Instagram

Desde que o formato “stories” chegou ao Instagram, o comportamento nessa rede social nunca mais foi o mesmo. O recurso incentivou as pessoas a contarem, de fato, histórias em posts de narrativas com início, meio e fim. Outra mudança foi a efemeridade do conteúdo, disponível por 24 horas, que propiciou a divulgação de amenidades cotidianas sem muita preocupação com a exposição. Este tipo de postagem é cada vez mais visto pelos usuários, e as marcas precisam estar atentas para ir se adaptando conforme as preferências do seu público.

Veja algumas dicas de como explorar estrategicamente o potencial dos stories para a sua empresa:

1 – Mostre os bastidores: expor o dia a dia da empresa é uma ótima oportunidades de humanizar o seu negócio e gerar credibilidade, ao mostrar como funciona o seu trabalho na prática. O formato de stories é um dos melhores para cumprir este objetivo, mas é preciso fazer isso com planejamento e estratégia. Em um restaurante, por exemplo, não precisa mostrar a pia com louça suja, mas aproveitar momentos em que o chef está finalizando o empratamento, pode render boas imagens. Em negócios mais corporativos, fotos de reuniões com a equipe ou clientes são algumas possibilidades, sem esquecer de pedir autorização para publicar, claro.

2 – Destaque seus produtos ou serviços: o recurso “destaques” presente no Instagram é uma forma de manter fixos os conteúdos mais relevantes. Você pode criar uma sequência de telas no formato para apresentar seus produtos ou serviços. Assim, possíveis clientes que encontrarem sua empresa pela rede, conseguem visualizar com facilidade o que você oferece.

3 – Aposte na interação: apesar de a interação nos stories ser um pouco diferente do que estamos acostumados no feed, as ferramentas oferecidas podem ser ótimas aliadas das empresas. Com o recurso “perguntas”, é possível incentivar que os seguidores deixem dúvidas sobre seu produto ou serviço. Você pode responder publicamente em posts ou até fazer uma live para isso. Com a ferramenta “enquete”, é possível pedir para que os usuários votem entre dois temas relacionados a sua área, para que, posteriormente, você crie conteúdos sobre o mais votado.

4 – Faça coberturas: quando sua empresa for realizar ou participar de algum evento especial, como palestra ou congresso, por exemplo, faça uma cobertura por meio de sequência de publicações dos momentos mais importantes ou uma live. Não esqueça de situar o seguidor com relação ao que se trata e do início, meio e o fim da cobertura.

5 – Explore os recursos de atratividade: a quantidade de conteúdos nos stories é cada vez maior, por isso, chamar a atenção requer uma dedicação especial. Os recursos animados, principalmente os de GIF’s, podem servir como bons atrativos. Mesmo que a sua empresa tenha uma postura mais séria, essas ferramentas podem sinalizar mais rapidamente as principais informações que você quer destacar no post e o assunto que está sendo tratado.

6 – Use hashtags escondidas: as hashtags também podem ser rastreadas nos stories, mas você não vai querer poluir seu conteúdo com várias delas. Então, você pode utilizar algumas, mas arrastar para o cantinho da tela, até que elas fiquem quase ou totalmente imperceptíveis, mas ainda sejam capazes de serem rastreadas.

7 – Aproveite o conteúdo criado pelos usuários: as pessoas adoram dizer onde estão e o que estão fazendo por meio dos stories. Se elas marcarem o perfil da sua empresa, não perca a oportunidade de replicar nos seus stories, usando o recurso disponibilizado na rede para isso. Além de contribuir com a atualização do seu perfil, publicações espontâneas são ótimas para gerar credibilidade, afinal, não é você falando da sua empresa, mas seu próprio cliente.

Se precisar de uma ajudinha para colocar essas dicas na prática, converse com a gente 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

Rua da República, 48, Sala 201 - Cidade Baixa – Porto Alegre
(51) 3103-5028 | redatoria@redatoria.com

Design e Desenvolvimento por Brava Digital