Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

A vida efêmera das notícias na internet

Por: Alana Vizentin - Publicação: 13 de novembro de 2018
A vida efêmera das notícias na internet

Cada dia que passa, uma nova celebridade, uma nova polêmica, um novo meme é gerado nas redes sociais. De fato, a vida na web é intensa e bastante prolífica. O que se percebe, no entanto, é que, de um tempo para cá, as notícias e os escândalos têm tido uma durabilidade cada vez mais curta na rede social. A cada dia, esperam-se por novidades mais atraentes, por escândalos mais inescrupulosos e o que ontem era notícia, hoje já é passado. Obviamente que esse comportamento não é novo por parte dos usuários e leitores, pois essa é a tendência própria da notícia, se tornar passado logo que outro dia tome seu lugar e novos acontecimentos chamem nossa atenção.

No famoso conto de Jorge Luis Borges, “Funes, o memorioso”, a personagem não é capaz de esquecer nenhum dia sequer de sua vida e a sua memória é ocupada pela lembrança de todos os acontecimentos vividos ao longo da vida. Longe de querer uma memória assim, incapaz de esquecer, o que preocupa nesse cenário efêmero das redes sociais e que merece análise não é, necessariamente, o comportamento transitório das notícias nas redes sociais, mas a banalização e a sensação de que escândalos que deveriam ser analisados com profundidade acabam caindo nas análises superficiais de uma leitura desinteressada.

O que esse tipo de atitude gera é uma série de “especialistas sobre o nada nas redes sociais”, ou seja, todos parecem ter uma opinião e discutir assuntos como se realmente fossem profissionais da área, ou como se fossem estudiosos do assunto. É importante que as pessoas se engajem e demonstrem suas ideias, no entanto é preciso saber com quais temas ou assuntos precisam do seu engajamento, uma vez que, muitas pessoas se expões e criam inimizades nas redes sociais, destruindo longas histórias de companheirismo por conta de querer manter seus posicionamentos. É preciso ter cautela, afinal, amanhã a notícia será outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

Rua da República, 48, Sala 201 - Cidade Baixa – Porto Alegre
(51) 3103-5028 | redatoria@redatoria.com

Design e Desenvolvimento por Brava Digital