Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Bons motivos para tornar sua marca humanizada

Por: Aroa Khalil - Publicação: 8 de novembro de 2018
Bons motivos para tornar sua marca humanizada

O que é humanização de marcas?

Humanizar uma marca significa, como o próprio nome indica, torná-la humana. Para isso, é preciso falar e escrever de forma natural e não robótica, expressar valores, demonstrar flexibilidade, racionalidade, emoções e toda a complexidade que está atrelada à condição humana.

Uma marca humana compreende seu público, descobre com quem está falando e desenvolve esse conhecimento e relacionamento de forma gradativa, através de atenção e cuidado. Não usa apenas imperativos e argumentos vendedores como tentativa de convencer um comprador. Não fala de modo verticalizado, mas dialoga com esse cliente para que haja uma verdadeira identificação, sempre se aproximando das suas necessidades, desejos e sonhos, por meio da empatia.

 

Por que é importante humanizar o seu negócio?

Com a comunicação interativa que a internet proporcionou e as conexões através das redes sociais, as empresas também estão expostas aos feedbacks dos seus clientes. Somente uma marca que sabe conversar, entender o valor das opiniões, críticas e sugestões pode crescer e ganhar valor perante a um público cada vez mais informado, exigente e ativo.

 

Como é possível humanizar a minha marca?

Primeiramente, é preciso entender que, assim como os humanos vão aprendendo e se tornando maduros ao longo do tempo, uma marca, para “atingir a humanidade”, precisa de uma construção contínua. Não importa o porte do seu negócio, construir uma imagem positiva e humana é necessário e requer esforço. Confira algumas dicas:

– Defina os valores da sua marca, o que ela acredita, quais causas defende.

– Transmita para toda sua equipe o conceito de quem é a sua marca, para que todos sejam coerentes e passem adiante essa personalidade coletiva.

– Utilize o storytelling, conte histórias reais da sua equipe e do seu público ou crie algo que simule esse universo e gere identificação com o público que deseja conversar.

– Mais do que um mascote ou um garoto propaganda, traga à luz as pessoas que fazem tudo acontecer, mostre sua equipe no site e nas redes sociais.

– Sempre que possível, evite imagens muito idealizadas e banco de imagens. Crie sua imagem de forma real e original.

– Não tenha medo de pedir a colaboração e opinião dos seus públicos, uma marca humana sabe ouvir, interpretar e evoluir com isso.

– Errar faz parte da condição humana, então uma marca humanizada também pode cometer erros e precisa saber lidar com as críticas, se desculpar e não apenas apagar comentários desagradáveis.

– Ajude os outros com informações, produtos ou dicas úteis. Uma marca humanizada está preocupada em auxiliar, por isso, seu maior valor é contribuir para o universo no qual ela atua.

Humanizar uma marca é um desafio que deve ser abraçado pelos idealizadores do negócio, pelas pessoas que trabalham na empresa e pela agência ou responsáveis pela comunicação on e offline da marca. Coletividade, criatividade e saber ouvir são itens essenciais para alcançar esse objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

Rua da República, 48, Sala 201 - Cidade Baixa – Porto Alegre
(51) 3103-5028 | redatoria@redatoria.com

Design e Desenvolvimento por Brava Digital