Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Como utilizar os recursos do Insta TV para potencializar seu negócio?

Por: Redatoria Comunicação Digital - Publicação: 19 de dezembro de 2018
Como utilizar os recursos do Insta TV para potencializar seu negócio?

O Instagram TV, ou IGTV, é a nova aposta da rede para pegar sua fatia no mercado de vídeos, só que com um detalhe diferenciado, os vídeos são feitos em formato VERTICAL! O Instagram se tornou uma das maiores redes de compartilhamento do mundo, hoje contando com mais de 1 bilhão de usuários. Ela já provou que não tem medo de mudanças e tem investido muito em novidades para seus usuários, seja no seu design, algoritmos ou funcionalidades.

A ideia do IGTV, anunciado em junho de 2018, é movimentar o mercado de vídeos mais longos, competindo com plataformas mais consolidadas como o Youtube e o Facebook. Entretanto, a proposta do IGTV é a produção de conteúdo em vídeos verticais para facilitar a experiência na versão mobile, já que hoje em dia o uso de celulares para a reprodução de vídeos é amplamente difundido.

Não é de hoje que a plataforma passou a investir em vídeos. Desde o seu surgimento em 2010, originalmente focado no compartilhamento de fotos, o Instagram passou a incorporar o recurso do vídeo aos poucos. Primeiro, permitiu o compartilhamento de pequenos vídeos no feed, e posteriormente incorporou o uso dos “stories” – vídeos de 15 segundos que desaparecem após 24hrs – inspirado em experiências anteriores de outros aplicativos, como o Snapchat.

O IGTV é um assunto novo e ainda aberto a muitas mudanças e adaptações. Por enquanto, nos cabe observar se ele vai “pegar” ou se o YouTube permanecerá intocável o quesito vídeos online. Mas o fato é que as mudanças acontecem o tempo todo e, para seguir entrando em contato com o público, é essencial que se conheça e se utilize todas as ferramentas disponíveis!

Em um primeiro momento pode parecer difícil e trabalhoso incluir um novo formato de conteúdo na sua agenda de produção. Contudo, a maneira de começar a usar o IGTV pode ser supersimples, e você ainda pode adaptar alguns conteúdos já produzidos.

Confira a seguir algumas informações e dicas de como o IGTV pode potencializar seu negócio nas redes sociais:

Como funciona o IGTV?

Embora não seja perceptível num primeiro momento, o IGTV é um aplicativo à parte que foi incorporado ao Instagram. Ele pode ser acessado pela próprio app do Instagram, ou por seu próprio aplicativo disponível para download nas app stores mais populares. Dois pontos merecem maior destaque sobre as funcionalidades do IGTV:

Duração: para contas verificadas, a duração dos vídeos pode chegar até 1 hora; já para os usuários comuns, o tempo é de 15 segundos até 10 minutos por vídeo.

Formato: o IGTV prioriza o formato vertical, privilegiando a experiência mobile. Apesar disso, há um tempo atrás, os stories passaram a aceitar gravações na horizontal.

Como usar o IGTV para a sua marca?

No mundo atual, quem manda é o conteúdo! Ter onde procurar e encontrar informações detalhadas sobre produtos e serviços é o que as pessoas buscam o tempo todo. A velha fórmula do “compre já” já saiu de moda faz tempo! A maior vantagem do IGTV é possibilitar vídeos mais longos que tragam para o público explicações mais detalhadas e conteúdo mais aprofundado. Se o público da marca está no Instagram, utilizar o IGTV pode ser uma ótima forma de promover sua marca e aumentar o engajamento.

Adapte seu conteúdo

Se sua empresa já produz alguns conteúdos como artigos, e-books, infográficos, webinars e treinamentos em diferentes formatos e plataformas, é possível adaptar estes mesmos conteúdos para o formato do IGTV. Para o público, isso pode criar um hábito de sempre encontrar conteúdo novo no canal da empresa no Instagram. Isso pode ser feito, inclusive, com o conteúdo dos stories e lives, aumentando a “vida útil” do conteúdo.

Material exclusivo

Além do material adaptado, o seu canal no IGTV também deve oferecer conteúdos exclusivos na plataforma. Crie, ou incorpore no seu cronograma de produção, vídeos novos especialmente para o IGTV e desperte nos seus seguidores o interesse de exclusividade.

Marketing de influência

Os produtores de conteúdo digital frequentemente se deparam com o corte de monetização do YouTube por motivos nem sempre muito claros. Talvez, a migração desses digital influencers para o IGTV seja uma oportunidade para uma marca implantar uma campanha de marketing de influência em parceria com produtores de conteúdo. A escolha do influenciador certo, com o público certo, tem um grande potencial de promover sua marca!

Tutoriais

Produza vídeos explicativos que ensinem o público a utilizar melhor o seu produto ou serviço. Ainda há a opção de incluir uma CTA, a partir do recurso “ver mais”, que direciona a audiência para o site da marca, e-commerce ou blog. Desta maneira, é criado um ambiente onde o público sabe que encontrará um material rico de conteúdo interessante, aumentando a credibilidade e relevância da marca.

Entrevistas

Utilize o tempo a mais dos vídeos a seu favor! Produza vídeos de entrevistas, responda às dúvidas mais corriqueiras que chegam até a sua empresa e apresente os líderes e colaboradores dos setores. O público gosta de saber com quem está falando, o que provoca uma empatia instantânea. Além disso, IGTV possibilita usar o tempo sem interrupções ou falhas de conexão, bastante comuns em lives, prendendo ainda mais a atenção do público

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

Rua da República, 48, Sala 201 - Cidade Baixa – Porto Alegre
(51) 3103-5028 | redatoria@redatoria.com

Design e Desenvolvimento por Brava Digital