Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Sinergia entre cliente e agência: sem envolvimento, não há qualidade

Por: Aroa Khalil - Publicação: 11 de janeiro de 2019
Sinergia entre cliente e agência: sem envolvimento, não há qualidade

Quando contratamos qualquer tipo de serviço, gostaríamos que todos os problemas daquele setor ficassem a cargo daquela pessoa ou empresa terceirizada e a gente conseguisse seguir focando no que gosta ou precisa, certo? Essa é uma idealização perigosa da qual nascem todas as frustrações, problemas de comunicação e expectativas surreais.

Como assim? Quer dizer então que as pessoas não devem resolver os meus problemas? Sim, é isso mesmo que eu quero dizer. As empresas e profissionais que você contrata não servem para resolver os seus problemas, pois os problemas são seus. Calma, eu explico melhor. As empresas e pessoas que você contrata te ajudam a trazer ótimas soluções e, às vezes, te ajudam a ver novos problemas com os quais você deveria se importar ainda mais e que podem estar sugando sua energia.

Um arquiteto só vai deixar a sua casa maravilhosa e com a sua cara, se você mostrar como é sua rotina, o que é importante no seu dia a dia, quais referências te trazem conforto. Um nutricionista só vai fazer a dieta adequada, se você for sincero sobre seus hábitos, se explicar suas intolerâncias, preferências e seguir o plano proposto. Um consultor financeiro vai te ajudar, se você organizar os dados, manter as ações e fluxos propostos em dia. Um cirurgião plástico precisa que você tenha cuidados pré e pós-operatórios para que os resultados sejam atingidos. Uma instituição de ensino vai te capacitar se você frequentar as aulas, realizar os exercícios propostos. Acho que deu para entender, né? Sem envolvimento, não há serviço de qualidade.

Serviço não é produto, é algo vivo, interativo, personalizado, que vai se adaptando aos envolvidos dos dois lados do processo. Por isso, o desafio dos profissionais da comunicação e dos serviços em geral é alinhar expectativas, rever os problemas, levantar informações, planejar possibilidades e executar em conjunto com os gestores. Uma boa relação é aquela fortalecida no dia a dia, com mais confiança e liberdade para todos.

Então, para melhorar a sinergia entre empresas e agências, algumas atitudes por parte dos clientes são essenciais:

1- Fornecer informações completas

2- Falar sobre o objetivo final e não focar tanto no formato (a solução e os meios podem ser decididos tecnicamente)

3- Ser realista sobre o valor que pode investir

4- Rastrear as conversões (fazer acompanhamento de quais canais trouxeram mais resultado)

5- Compartilhar resultados (a empresa saber que está no caminho certo não vai aumentar a sua conta! E se aumentar proporcional aos seus resultados, não tem problema nenhum, não é mesmo?)

Outras ações, por parte das empresas contratas são igualmente essenciais:

1- Solicitar informações importantes para o processo

2- Explicar os impactos dos atrasos em respostas e aprovações

3- Explicar o raciocínio para as escolhas e estar disposto a mudar

4- Acompanhar e monitorar os resultados dos clientes

5- Pedir e aprender com os feedbacks dos clientes

Sinergia significa cooperação, colaboração. Então, sim, clientes e agências, assim como em qualquer outra relação de serviço devem se unir para conquistar uma experiência agradável, produtiva e rentável para todos. Envolva-se com sua marca, ela é sua! Acredite nos profissionais, eles querem te auxiliar! O mindset de pedir/executar não serve para 2019, não sei se algum dia serviu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

Rua da República, 48, Sala 201 - Cidade Baixa – Porto Alegre
(51) 3103-5028 | redatoria@redatoria.com

Design e Desenvolvimento por Brava Digital