Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Como usar o Marketing de Engajamento?

Por: Redatoria - Publicação: 19 de fevereiro de 2020
Como usar o Marketing de Engajamento?

Após todo o trabalho de colocar a sua marca da internet, organizar posts, informações e conseguir seguidores, vem outra etapa do relacionamento online com o público que é muito importante para o marketing digital da sua empresa. Trata-se do engajamento da sua comunidade online, ou seja, a participação as pessoas por meio de mensagens e outras interações nos seus canais online. Podemos chamar essa atividade de Marketing de Engajamento.

Embora a interação seja um processo natural e até esperado, na verdade há muito trabalho a ser feito! Para promover o engajamento, é necessário que o administrador da comunidade se envolva no projeto e crie ações que incentivem a participação constante dos membros. O início da comunidade é o momento mais difícil de promover algum diálogo, mas com algumas ações estratégicas, isso fica mais fácil com o passar do tempo.

Deixe uma boa primeira impressão

Quando um novo usuário chega na sua página, o que ele encontra? A primeira impressão é muito importante, e pode impactar as ações dele no futuro. A linguagem da sua página deve ser atraente, receptiva e agradável para que o público se sinta confortável e queira ficar um tempo por ali. Invista em conteúdos do interesse do público e promova conteúdos exclusivos, convites e outras ações que estimulem a pessoa a participar ativamente.

Rotina de interação

De forma frequente, convide as pessoas para participar das discussões dentro da comunidade. Você pode, por exemplo, criar datas específicas para algum conteúdo promocional. Aproveite o seu planejamento de conteúdos para propor temas, formatos e contar sobre os benefícios de ser engajado na sua página.

Use bem as notificações

Você deve aprender como usar as notificações a seu favor! As pessoas precisam ser lembradas no momento certo do que está acontecendo para que possam interagir em primeira mão.

Simplicidade e jogo rápido

Perguntas que exijam respostas simples ou com poucas alternativas costumam surtir melhores efeitos para a interação. Questões muito complexas tendem a afastar e desestimular o público. Coisas simples como dizer o nome, de onde é, ou participar de uma votação já são suficientes para quebrar o gelo nas primeiras interações. Não se preocupe se no início as pessoas forem tímidas, com o tempo essa interação será mais fluída.

Conquiste os membros inativos

Existem dois grupos principais em uma comunidade: os que participam de todas as ações, e os que ficam apenas olhando sem se envolverem diretamente. Estes últimos são um desafio para um administrador de comunidade. Nestes casos, você pode utilizar as seguintes estratégias:

Pergunte diretamente

Desenvolva ações e pesquisas voltadas apenas para os membros que nunca participaram da comunidade. Deixe claro que é importante para você incluí-los nos acontecimentos. Envie mensagens ou abra um canal de comunicação perguntando “o que você gostaria de encontrar aqui na nossa página?”, “como podemos melhorar para atender aos seus interesses em nosso conteúdo?”, ou então “nos ajude a melhorar a nossa comunidade”.

Faça contato individual

Envie mensagens individuais para os membros inativos da sua comunidade. Pergunte quais conteúdos ele mais gosta de ver na sua página e promova novos materiais. Investir algum tempo como cada pessoa vai mostrar o quanto você se importa com a opinião dos usuários, o que pode aumentar o engajamento.

Chame a atenção dos não inscritos

Existe um grupo enorme de usuários que acessa sua página, lê, consome o conteúdo, mas não se inscreve na comunidade. Para atrair estas pessoas, destaque as vantagens de ser inscrito, apresente os benefícios promova o seu conteúdo. Peça constantemente para as pessoas se inscreverem na sua comunidade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

redatoria@redatoria.com Política de Privacidade

Design e Desenvolvimento por Brava Digital