Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Como usar o Podcast no Marketing Digital da sua empresa? 🎙

Por: Redatoria - Publicação: 24 de janeiro de 2020
Como usar o Podcast no Marketing Digital da sua empresa? 🎙

Inspirado nos programas de rádio tradicionais, o podcast está se consolidando como o sucessor deste formato no ambiente online. O podcast é um canal que transmite conteúdos em áudio em várias plataformas na internet, podendo apresentar os mais diversos temas, como cultura, política, esportes, entretenimento, entre outras infinitas possibilidades de assunto.

O podcast é, atualmente, uma das mídias com o maior crescimento de abrangência entre as novas mídias de informação. Segundo um estudo encomendado em 2019 pela plataforma de streaming de áudio Deezer, o consumo de podcasts subiu 67% no Brasil em um ano. A pesquisa também aponta que no Brasil, o crescimento do podcast foi mais expressivo do que em países como França e Alemanha, que tiveram um crescimento de 50% no mesmo período.

Engajamento e visibilidade

Essa mesma pesquisa, que também entrevistou ouvintes de outras plataformas, como Spotify, Apple Itunes e Google Podcasts, indica que 25% das pessoas ouve mais de uma hora de podcasts por dia. Isso significa que os brasileiros são bem engajados com o formato, ficando atentos ao programa durante vários minutos.

Devido ao poder do podcast de atrair e reter a atenção do ouvinte por um longo período, esta mídia tem despertado a atenção de empresas de publicidade, que já estão investindo em novas formas de anunciar dentro do formato. Além disso, grandes empresas do meio do streaming, como Spotify e Deezer, estão investindo no segmento por meio de programações originais em podcast.

Com todo esse sucesso, a projeção é que os produtores de podcast vejam seus rendimentos aumentarem nos próximos anos. De acordo com um levantamento da PwC, os podcasts devem movimentar, no mundo, uma receita publicitária de US$ 1 bilhão em 2019, com esse valor podendo subir para 21,3% até 2023.

Como usar o podcast no marketing digital da sua empresa?

É importante saber qual é a melhor maneira que a sua empresa pode usar o podcast para somar ao marketing digital da sua empresa. Existem ao menos duas formas simples de fazer isso: anunciando em podcasts já existentes ou então produzindo os seus próprios podcasts.

Anúncios pagos

A maioria dos podcasts no Brasil são voltados para o humor e o entretenimento, sendo estes tipos os que mais atraem público. Assim como em uma mídia tradicional, você pode comprar espaços publicitários para divulgar seu produto ou marca, ou então promover uma parceria com produtores de conteúdo oferecendo descontos e promoções para os ouvintes do podcast.

Atenção: Assim como em qualquer outro anúncio em mídia, vale prestar a atenção se aquele conteúdo tem a ver com o seu produto ou com a imagem da sua marca. É muito mais fácil anunciar em podcasts voltados para assuntos mais abrangentes e populares.

 

Um podcast para chamar de seu

O podcast é um arquivo de áudio que transmite informações. Logo, ele pode funcionar como uma modalidade de Marketing de Conteúdo. Ou seja, você pode usá-lo para divulgar conteúdos relevantes para o seu público-alvo, de acordo com as necessidades dos seus clientes.

Como planejar conteúdo para o podcast?

Antes de mais nada, é preciso entender como um podcast é consumido. A maioria das pessoas costuma escutar um podcast em conjunto com outra atividade cotidiana. Assim como ouvir música, ouvir um podcast é algo que as pessoas podem fazer em movimento, seja em um transporte, fazendo exercícios físicos, ou alguma outra atividade que não exija tanta atenção, como algumas tarefas domésticas, por exemplo.

Atenção: Apesar de informativo, o conteúdo do podcast deve ser leve e relativamente fácil de ser compreendido. Por isso, evite assuntos muito maçantes ou que necessitem do emprego de muitos termos técnicos difíceis.

Conte com especialistas em assuntos relevantes para o seu público

Assim como em qualquer outra mídia, o conteúdo fica melhor se deixado nas mãos de um profissional especializado no assunto. Considere fazer um podcast com especialistas em assuntos relacionados à sua marca.

Por exemplo, se for uma marca de sapatos esportivos, fazer um podcast entrevistando especialistas em desenvolvimento de produto e atletas que utilizam o seu equipamento. Ou então uma marca de moda sustentável pode criar um programa falando das principais novidades no setor, ou sobre dicas de estilo de vida ligado à essência da marca. Existe uma infinidade de assuntos que podem ser explorados sobre um tema em específico, seja criativo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

redatoria@redatoria.com Poltica de Privacidade

Design e Desenvolvimento por Brava Digital