Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

O que as métricas estão tentando te dizer?

Por: Redatoria - Publicação: 11 de setembro de 2020
O que as métricas estão tentando te dizer?

As mídias sociais são peça-chave para qualquer estratégia de marketing digital funcionar bem. Só no ano passado, os brasileiros chegaram à marca de 10 milhões de novos usuários em mídias sociais, segundo relatório Digital in 2019, do site We Are Social, e dedicam cerca de 3h30 do seu dia online para as redes sociais.

As métricas  de redes sociais servem para mensurar o resultado das ações online do seu negócio. Os dados ajudam a identificar informações preciosas, como o comportamento do seu público,  as tendências de mercado e  a interação com determinados conteúdos. Com as análises corretas, é possível escolher as mensagens e canais mais assertivos para sua marca, direcionando energia e recursos para as redes que mais geram resultados para sua empresa.

O relatório Digital in também indica as redes sociais mais usadas no Brasil estão: Facebook, Instagram e LinkedIn. Cada uma dessas plataformas têm recursos próprios e ferramentas de análise. Conheça um pouco mais sobre as métricas de cada uma delas e vá além do número absoluto de likes, que na prática, pouco significa para a performance do seu negócio.

 

Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o Facebook é a maior rede social do mundo. Segundo o próprio Facebook, são 102 milhões de brasileiros que se conectam na rede todos os meses. São muitas as informações que a rede disponibiliza, citaremos as principais para  você focar na hora de planejar uma nova campanha:

Curtidas: demonstra o número total de curtidas (reação de gostar)  em cada post ou número total de curtidas na página (seguidores), apresentando os resultados de mídias pagas e ações orgânicas. Com essa métrica, você tem acesso ao número de pessoas que curtiram/descurtiram sua página em um determinado período.

Dica: uma boa atitude é prestar atenção no número de descurtidas da página. Ele pode indicar se há algo de errado em sua estratégia.

Alcance: detalhada em número orgânico x promoção x número total essa métrica indica o número de pessoas que visualizaram qualquer publicação da sua Página.

O número orgânico indica as pessoas que viram a publicação de maneira espontânea.

a promoção diz respeito àquelas publicações onde se investe dinheiro e o número total é a soma de ambos.

Publicações: essa métrica dá informações a respeito das publicações da última semana. Nela, você consegue visualizar o comportamento dos seus fãs considerando dias e horários.É possível, também, categorizar os resultados pelo tipo de publicação realizada: video, foto, link…

Se você observar com atenção o envolvimento dos usuários com suas publicações, é possível entender o tipo de publicação que o seu público demonstra maior interesse.

Pessoas: essa métrica apresenta os dados demográficos dos curtidores da sua página, e traz informações como: idade e gênero disponíveis em seus perfis de usuário, o que ajuda e muito na hora de definir de sua persona e entender melhor seus interesses.

 

Facebook Ads

O Facebook Ads foi concebido para os negócios! Nessa plataforma você consegue realizar anúncios para a sua marca, ou seja, patrocinar os posts que mais vão ao encontro do seu planejamento de marketing.

As principais métricas para acompanhar a performance de seus anúncios são:

Pontuação de relevância: essa métrica só aparece se o seu anúncio receber mais de 500 impressões e tem como objetivo estimar como seu público-alvo está reagindo ao seu anúncio, pontuando cada campanha de 1 a 10.

Uma baixa pontuação é um forte indicador de que algo está errado com a sua campanha. Assim é necessário revisar imagens e o copy utilizados no post.

CTR (Taxa de Cliques): é a métrica que informa se o seu anúncio está performando bem. Ela indica a porcentagem de vezes que as pessoas viram e clicaram em uma anúncio.

Custo por resultado: é uma métrica essencial que te ajuda a perceber quanto você está gastando por cada conversão. Essa métrica calcula o custo de cada conversão feita na sua campanha, dividindo o total investido pelo número total de conversões.

O objetivo aqui é de sempre ter o menor custo possível por resultado nas suas conversões.

Frequência: a frequência  indica a média de vezes que seu anúncio foi visualizado por uma mesma pessoa. É muito importante monitorar essa métrica aliada ao custo por resultado + a pontuação de relevância para garantir que um mesmo anúncio não seja exposto para as mesmas pessoas muitas vezes.

Dica: a queda do desempenho de um anúncio aliado ao aumento dos números de frequência, pode indicar que o público-alvo está cansado do anúncio. A solução aqui é mudar o direcionamento/ abordagem do anúncio.

 

Instagram

Com cerca de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, que permite aplicar filtros digitais.

As principais métricas dele são:

Seguidores: indica o número de usuários que seguem o seu perfil, e fornece dados como: gênero, idade, localização, seguidores por hora e dia.

Alcance: o alcance informa quantas pessoas únicas visualizaram a sua publicação;

Impressões: as impressões indicam a quantidade de vezes que um post, Stories ou Feed, foi visualizado dentro de um determinado período de tempo. Cada visualização contabiliza uma impressão, independente se o usuário está visualizando pela primeira vez ou não, ou seja, se um usuário viu seu post cinco vezes, você terá cinco impressões e um alcance.

Engajamento: indica o número de curtidas e de comentários que uma publicação recebeu;

Interações: é o total de todas as ações ocorridas em seu perfil, como visitas; cliques no link da bio; cliques no call-to-action do perfil e etc.

 

Nos Stories as métricas são:

Descoberta: número de perfis que foram alcançadas pela história publicada;

Interações: quantos cliques teve a sua história, incluindo links;

Toques para voltar: número de pessoas que voltaram para rever o conteúdo publicado nos

Stories;

Toques para avançar: número de pessoas que avançaram para o (seu)próximo conteúdo publicado nos Stories;

Saídas: indica o número de vezes que alguém saiu da sua história;

Respostas: o número de respostas que um conteúdo recebeu dentro do Instagram Stories.

 

LinkedIn 

Voltado para relacionamento profissionais, o Linkedin possui mais de 500 milhões de usuários e tem se destacado como uma importante rede social para a construção de networking pelo mundo.

Para ter acesso às informações das métricas desta rede, clique na opção “Análise” depois de acessar o seu perfil. As principais métricas que ela apresenta são:

Visitantes: apresentando dados demográficos, essa métrica indica o número de visitantes únicos e visualizações da página ao longo do tempo, e considera tanto dispositivos móveis, quanto computadores.

Atualizações: com base nos últimos 30 dias, essa métrica fornece o número total de pessoas que gostaram, comentaram, compartilharam e passaram a seguir a sua página.

Dados da publicação: cada publicação de uma LinkedIn page já traz de forma resumida dados para seus administradores. Logo abaixo da postagem, existe a opção “Exibir estatísticas.” Onde mostra as impressões (visualizações), as reações (gostei, amei, parabéns, genial, interessante), taxa de cliques, taxa de engajamento, comentários, cliques e compartilhamentos).

Seguidores: número de usuários que seguiram sua página e a demografia incluindo: localidade, função, nível de experiência, setor, tamanho de empresa e status no emprego.

 

Agora que você já conhece as principais métricas de redes sociais, não deixe de monitorá-las constantemente, afinal, para alcançar bons resultados nas mídias sociais, além de conhecer, você precisa acompanhar bem de perto as informações que elas estão tentando te dizer.

 

Conte com quem entende do assunto! Aqui na Redatoria, trabalhamos com conteúdo e estratégia que trazem resultados de verdade para o seu negócio. Agende uma conversa conosco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

redatoria@redatoria.com Política de Privacidade

Design e Desenvolvimento por Brava Digital