Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

O que é Newsjacking e como aproveitar o buzz para promover sua marca

Por: Redatoria - Publicação: 27 de setembro de 2019
O que é Newsjacking e como aproveitar o buzz para promover sua marca

O método do Newsjacking consiste em aproveitar um evento ou notícia de destaque na mídia para promover um produto ou uma marca. Isso significa atrair mais olhares para a sua empresa a partir de uma informação que já esteja atraindo muita atenção do público

Como as notícias são factuais e efêmeras, é preciso saber exatamente quando se posicionar. Logo, assim que uma notícia ou evento passa a ser muito comentado, é a hora de agir e colocar seu conteúdo no ar.

Se esperar muito, o fato já será ultrapassado por outro e o assunto será completamente esquecido. A estratégia do Newsjacking depende da agilidade para criar um conteúdo relevante rapidamente enquanto a notícia ainda está atraindo muitos olhares.

Como fazer uma ação de Newsjacking?

🔸 Cative a atenção do público: o uso do humor em alguma postagem pode chamar bastante a atenção, mas é preciso cuidado, pois piadas ofensivas ou de sentido duvidoso irão ter o efeito contrário para a imagem da marca.

🔹 Produza conteúdo relevante: o conteúdo precisa ser relevante e fazer sentido para o público. Nem sempre o assunto utilizado para promover a marca precisa ter alguma relação direta com a sua área de atuação. Mas um bom exemplo do uso do Newsjacking foi quando as companhias aéreas passaram a cobrar pelo despacho de bagagens e uma loja de malas disparou nas redes uma promoção de malas que se encaixam nos novos requisitos.

🔸 Pense na viralização: para se destacar na internet é preciso elaborar conteúdos facilmente compartilháveis e com o potencial de se tornarem virais na rede.

🔹 Não utilizar qualquer evento para promover uma marca: é preciso entender que nem tudo que está em alta deve ser utilizado para promover sua marca! O uso de noticiários de tragédias naturais ou grandes acidentes que estejam gerando muita comoção, por exemplo, não é uma boa opção para promover produtos e serviços. Ao fazer isso, sua marca estará exposta à publicidade negativa e à possíveis retaliações dos usuários das redes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

redatoria@redatoria.com Poltica de Privacidade

Design e Desenvolvimento por Brava Digital