Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

O que é SEO para Youtube e como ranquear na plataforma de vídeos ▶️

Por: Redatoria - Publicação: 28 de novembro de 2019
O que é SEO para Youtube e como ranquear na plataforma de vídeos ▶️

O Youtube continua sendo a maior plataforma de vídeos no mundo, e é considerado também um dos maiores buscadores na internet. O SEO para o Youtube consiste em estratégias de otimização de busca para canais e vídeos visando melhorar o posicionamento nos resultados na ferramenta. Por isso, é cada vez mais importante saber como otimizar o seu conteúdo nessa plataforma!

Criado em 2005, o Youtube é um dos maiores fenômenos da internet e revolucionou o conteúdo online. Logo em 2006, a ferramenta foi compra pelo Google, que viu ali uma oportunidade de escalar ainda mais seu negócio na rede.

O Youtube foi responsável por transformar os vídeos em um dos principais formatos de conteúdo na internet, tanto para consumo, quanto para o seu uso no Marketing Digital. Hoje qualquer empresa ou marca pode publicar seus conteúdos gratuitamente na plataforma.

Com tanta acessibilidade, o Youtube criou um algoritmo para organizar todos os seus conteúdos e proporcionar uma melhor experiência do usuário.

SEO para o YouTube

“Search Engine Optimization” (SEO) é o conjunto de estratégias de otimização para que um conteúdo obtenha um bom posicionamento nas ferramentas de pesquisa na internet. O SEO abrange questões de programação, design, produção de conteúdo e relacionamento com outros sites, para que os buscadores considerem que aquela página é o melhor resultado para as palavras-chave correspondentes.

Para quem publica vídeos no YouTube, é importante saber que o algoritmo adota critérios de engajamento e de otimização do canal para ranquear os resultados. Sendo assim, um vídeo que preenche corretamente os campos de título, tags e descrição tende a ter um melhor posicionamento do que outros que não fazem isso.

Um canal que costuma receber vários comentários e curtidas também se posiciona melhor do que outro não tem um bom engajamento. Esses critérios são assim porque o YouTube entende que esses vídeos entregam uma experiência mais valiosa ao usuário.

Uma outra vantagem de se adorar estratégias de SEO no Youtube, é que o próprio algoritmo do Google também conta com os mesmos critérios, ou seja, como os dois pertencem à mesma empresa, as plataformas são interligadas. Um conteúdo bem posicionado no Youtube também tem chances de aparecer com destaque nas buscas do Google.

Técnicas de SEO para o YouTube

O SEO para o YouTube não é uma receita pronta, e mesmo que você siga todas as orientações, a decisão final é do algoritmo, que já é conhecido por ser bastante complexo. Ele considera inúmeros critérios, regras e cálculos para definir um ranqueamento, inclusive fatores fora de controle, como a navegação do usuário. No entanto, quanto mais “pontos” você ganhar com o algoritmo, mais chances você terá de aparecer nas primeiras posições.

Seguem algumas dicas de como aplicar o SEO para o Youtube:

Pesquisar palavras-chave antes de postar

Por meio das palavras-chave o Youtube e o Google identificam o tema do vídeo, indexam o conteúdo e associam-no às buscas. Para isso, essas palavras devem ser inseridas em determinados campos: título, tags, descrição, por exemplo.

Portanto, você precisa saber quais palavras-chave melhor identificam os seus vídeos e, ao mesmo tempo, quais têm o potencial de atrair mais expectadores para o seu canal.

Existem técnicas específicas de buscas por palavras-chave que são utilizadas por profissionais do Marketing Digital. As mesmas podem ser usadas para o YouTube.

Colocar um bom título no vídeo

Um dos campos onde a palavra-chave deve aparecer é no título do vídeo. Esse é um dos fatores mais importantes para o Youtube reconhecer o seu conteúdo e fazer a indexação e o ranqueamento.

Também tenha em mente que o título do seu vídeo pode ser o primeiro contato daquele usuário com o seu conteúdo, então, o título deve descrever o vídeo e também instigar a curiosidade para o clique. Nesse momento, vale toda a criatividade possível!

Inserir Tags (marcadores) do vídeo

Ao contrário do Google, as tags são importantíssimas para o YouTube fazer o ranqueamento. O algoritmo usa as tags para identificar os assuntos, fazer a indexação correta, e também para recomendar vídeos relacionados. Essas sugestões são uma grande fonte de tráfego para o seu canal.

Nesse campo, o YouTube permite usar 120 caracteres, mas é aconselhada a utilização de algo entre 6 e 8 palavras para não confundir o algoritmo com termos que vão além do conteúdo original.

Escrever descrições objetivas

A descrição é outro fator importante e deve ser preenchida no upload do vídeo. O texto deve informar sobre o vídeo da forma mais descritiva e objetiva possível. Se o título for conciso, a descrição pode ser mais detalhada em até 5000 caracteres.

A descrição pesa no ranqueamento por dois motivos: ela pode ser um fator de persuasão para o público, que ficará interessado no vídeo; assim como uma forma de o algoritmo identificar qual é o conteúdo do vídeo. Por isso, também é importante incluir as palavras-chave na descrição.

A descrição também deve conter mais informações para engajar os usuários, como convite para se inscrever no canal ou link para o download de materiais relacionados.

Faça vídeos mais compridos

Estudos mostram que os vídeos com menos de 2 minutos de duração tendem a ficar mal posicionados. Já a duração média das primeiras posições é de quase 12 minutos. Portanto, vale à pena investir em um conteúdo mais longo para cativar a audiência por mais tempo. Contudo, o público tende a valorizar mais o conteúdo de relevância do que o tempo, então não é necessário se ater tanto aos números.

Aumente o engajamento do público

Receber comentários e likes ou aumentar o tempo de visualização do vídeo não são fatores controlados pelo algoritmo do YouTube. Portanto, o canal é recompensado pelo algoritmo quando os usuários interagem mais ganhando maior visibilidade na plataforma. Sempre incentive seus expectadores a interagirem de alguma forma, seja curtindo, comentando, se inscrevendo no canal ou compartilhando o vídeo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

redatoria@redatoria.com Poltica de Privacidade

Design e Desenvolvimento por Brava Digital