Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Perdendo muitos seguidores? Conheça os principais motivos

Por: Redatoria - Publicação: 22 de julho de 2020
Perdendo muitos seguidores? Conheça os principais motivos

Em qualquer planejamento de marketing digital, as redes sociais ocupam um espaço muito estratégico. E isso não é à toa! De acordo com os dados do site de pesquisas Statista, cerca de 141 milhões de brasileiros estão ativos nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras.

Dado esse contexto, somado ao período de distanciamento social o qual estamos passando, muitas empresas entendem que manter pelo menos um perfil  em algumas dessas redes é atrativo para o seu negócio, uma vez que o trabalho nas redes sociais tem como um dos principais objetivos aumentar a base de seguidores e, por consequência, aumentar as chances de conversão!

A fórmula parece simples até que o inesperado acontece: a perda de seguidores.

Perder seguidores é um dos principais sinais de que a abordagem que a sua marca está realizando nas redes sociais não está de acordo com o seu público-alvo. Por isso, acompanhar as métricas das suas ações é fundamental para corrigir e mesmo evitar erros comuns que te fazem perder seguidores.

No final das contas, existem muitos motivos que levam a essa situação, entretanto vamos elencar os 5 motivos mais comuns que fazem a sua marca perder seguidores nas redes sociais. Confira:

 

  1. Frequência de postagens

Ou a falta dela!

Esse é, disparado, o erro mais comum e mais fácil de se cometer. Acontece que as redes sociais são muito dinâmicas e, em vários momentos, aparecem novidades e tendências que os seus seguidores acompanham em outras páginas/canais e esperam acompanhar de você também. A questão aqui é: se você fica muito tempo sem novas publicações que façam sentido para a sua audiência, a tendência é que a sua página seja esquecida ou mesmo excluída do grupo de interesse dos seus seguidores.

Mas atenção: exageros também devem ser evitados. Fazer o oposto pode ser fatal para a sua marca. Ficar atualizando suas redes sociais de hora em hora, pode irritar alguns seguidores, fazendo-os perder o interesse no seu perfil social.

Deste modo, o ideal é encontrar um equilíbrio: nem oito nem oitenta.

Para tanto, uma dica legal é criar e seguir um calendário editorial com base nas informações que as métricas entregam. Postar um conteúdo que faça sentido, no horário certo pode trazer ótimos resultados.

 

  1. Qualidade dos conteúdos

Falamos ali em cima sobre a frequência de posts, mas não é só isso. Quando falamos em posts que façam sentido, estamos falando da qualidade do conteúdo postado – que também deve ser levada em consideração.

Por exemplo, perder o time de uma tendência, postar memes de maneira repetida ou descontextualizada, fazer repetidas chamadas para antigos textos podem ser um dos motivos que fazem com que você perca seguidores, afinal de contas, eles não te seguem à toa!

O que o seu público quer e merece são conteúdos que sejam relevantes para eles, que atendam seus interesses. Nesse sentido, também conhecer bem a fundo o seu público-alvo e persona é fundamental para produzir um conteúdo realmente marcante e interessante.

 

  1. Conteúdos comerciais

Vamos straight to the point: conteúdos comerciais em demasia irritam qualquer um. Diariamente, quase que a todo instante, somos bombardeados pela publicidade. E as redes sociais são utilizadas pelo seu público para lazer e distração. Nesse sentido, não vale a pena – e nem é legal – produzir apenas conteúdos de caráter promocional. Isso cansa o público, que perde o interesse rapidinho em saber o que você está fazendo. É unfollow na certa.

Para resolver esse problema: o calendário editorial (de novo)! Sim, no seu planejamento você pode, além de definir a frequência e horário de posts,  definir também os tipos de conteúdo a serem postados. Assim, o seu feed fica mais equilibrado e interessante para quem te segue.

 

  1. Conteúdos repetitivos

Postar sempre o mesmo do mesmo é massante. Mesmo conteúdo, mesmas palavras, mesmo tipo de chamada, mesma legenda, mesmo padrão de layout. Tudo isso, quando visto em conjunto fica enjoativo para o seguidor.

O ideal é alternar os posts abrangendo diferentes assuntos, mas sempre de acordo com o seu nicho. Assim, o seu feed não ficará tão rígido e sim interessante.

 

  1. Deixar de interagir com seus seguidores:

Existem duas maneiras disso acontecer e ambas influenciam bastante a perda de seguidores.

– Quando você interage com o seu seguidor, mas após algum tempo faz “a limpa” dos perfis seguidos pela sua marca e deixa de seguir aqueles que mais se fazem presentes nos seus posts. O resultado é que o seguidor pode perceber e se sentir “traído” realizando a mesma ação com a sua fanpage.

– Outra maneira de perder seguidores é simplesmente não interagir com eles e muitos perfis comerciais cometem este erro. Nunca responder as mensagens e comentários que chegam na página passa a impressão de descaso e falta de interesse no público-alvo. Por que alguém seguiria uma página que não está nem aí para os seus seguidores?

Não esqueça que para ter sucesso nas redes sociais a comunicação deve partir de ambos os lados. Na prática, isso significa responder a todos os comentários que aparecem na sua página, incluindo os comentários negativos.

Ganhar ou perder um pouco de seguidores é normal. Algumas pessoas mudam de opinião, de hábitos e perdem o interesse no seu tipo de conteúdo, e tudo bem! A vida é feita de movimento e, na medida em que você perde, novos seguidores virão se você estiver realmente postando conteúdos de qualidade nas suas redes.

Além disso, no Instagram, particularmente, existem muitas contas que seguem usuários com a esperança de serem seguidos de volta e você pode estar no meio disso. Portanto, não se preocupe. Isso não tem nada a ver com sua estratégia, e sim com táticas que os outros estão usando para aumentar seus seguidores. Por isso, relaxe e não se responsabilize por esse tipo de perda de seguidores.

Agora que você já conhece os erros mais comuns que te levam a perder seguidores, fica mais fácil evitar esse tipo de situação. Alinhe o seu planejamento com aquilo que a sua marca representa e o que as suas métricas te dizem e deixe fluir.

Se você sentir a necessidade de ajuda profissional para repaginar ou gerenciar suas redes, entre em contato com a nossa equipe e conheça os nossos serviços.

E aí, pronto para parar de perder seus seguidores?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

redatoria@redatoria.com Poltica de Privacidade

Design e Desenvolvimento por Brava Digital