Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

Por que anunciar com microinfluenciadores? 📱

Por: Redatoria - Publicação: 6 de fevereiro de 2020
Por que anunciar com microinfluenciadores? 📱

A internet se tornou um espaço onde a atenção do usuário é disputada a todo momento por muitas informações. Contudo, a internet também trouxe uma alternativa interessante para as empresas, os micro influenciadores impactam um público pequeno, porém característico.

Com uma base de seguidores que gira entre 1 mil e 100 mil internautas, os micro influenciadores são personalidades que têm suas vozes ouvidas por pessoas com interesses em comum – algo mais específico do que uma celebridade, que pode até ter uma audiência enorme, mas que muitas vezes não possuem os mesmos interesses.

Os micro influenciadores expõem suas opiniões, gostos e costumes com naturalidade e, ao menos no início, sem um objetivo comercial puro. Com isso, eles conseguem atrair uma audiência orgânica realmente interessada no que está sendo dito. Além disso, o índice de engajamento de um micro influenciador chega a ser até quatro vezes maior do que o de uma celebridade.

Essa tendência demonstra que as pessoas têm confiado mais na opinião de outras pessoas do que em propagandas. Por isso, seguem alguns motivos para anunciar com micro influenciadores:

Autenticidade

Em geral, os micro influenciadores divulgam coisas que eles realmente gostam, seja algum item de beleza, cuidados com a saúde ou um novo produto ou serviço de que tenha curtido. As pessoas percebem e confiam muito mais nessas opiniões do que, por exemplo, em algum publieditorial muito artificial e forçado.

Engajamento qualificado

Apesar de ter uma audiência numericamente menor, o público atingido possui mais características em comum entre si, formando um nicho. Por isso, as empresas precisam encontrar o porta-voz certo para falar com o público certo. O micro influenciador tem a capacidade de fazer esse link entre a empresa e o seu público.

Baixo investimento e ótimo retorno

Por serem “pequenos” os micro influenciadores se tornam mais acessíveis para a realidade de uma microempresa ou de empresas de pequeno ou médio porte. É possível ter um bom retorno com um investimento menor do que apostar em grandes influencers.

Estratégia de marketing mais dinâmica

Os micro influenciadores também representam uma chance de tornar a sua estratégia de marketing mais dinâmica, pois são mais flexíveis na hora de fechar um contrato. Sua empresa pode acertar uma parceria curta que envolva apenas uma ação específica uma única vez, e avaliar se vale à pena realizar outras inserções. Assim, você tem mais segurança para saber se o retorno atendeu às expectativas ou não.

Melhores porta-vozes para a sua marca

Ter como porta-voz um bom micro influenciador (ou vários) é como estabelecer um diálogo mais próximo com atuais e futuros clientes. Consequentemente, é também assumir uma postura cada vez mais admirada pelo mercado consumidor: o de uma empresa antenada que sabe como chegar da maneira certa até ele, sem o discurso manjado da publicidade tradicional.

Baixo risco

A internet é um ambiente de riscos e quem se expõe nela está sujeito à cometer deslizes. Muitas vezes, os influenciadores têm mais liberdade que uma celebridade para expor o que pensam e podem, eventualmente, colocar as empresas que tem sua imagem associadas à eles em maus lençóis.

Antes de chegar em um micro influenciador, faça uma pesquisa sobre quem é essa pessoa, como ela se comporta, quais são seus valores, quais as polêmicas em que ela está envolvida, e também sobre as outras marcas com quem ela já tenha trabalhado.

Dedique-se a perceber a consistência do que ela produz, como se posiciona, o tom que ela fala, a qualidade de conteúdo, etc. Assim, você garante que vai fazer o investimento certo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

redatoria@redatoria.com Poltica de Privacidade

Design e Desenvolvimento por Brava Digital