Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

5 dicas para criar conteúdos sobre o que o seu cliente quer saber

Por: Redatoria - Publicação: 8 de outubro de 2020
5 dicas para criar conteúdos sobre o que o seu cliente quer saber

Desenvolver um conteúdo de qualidade exige pesquisa, tempo, revisão, adequação de linguagem e adaptação para cada canal onde a mensagem será compartilhada. Por isso, toda essa dedicação não pode ser desperdiçada com um tema que não interessa ao seu cliente, não é mesmo? Para desenvolver conteúdos relevantes, é importante conhecer profundamente os problemas, os anseios e a rotina do consumidor do seu produto ou serviço. 

Esse estudo de interesses, que envolve a conexão do seu público com a sua marca, não pode ser realizado apenas uma vez, lá no início do negócio. A definição de personas é um norte, mas não deve ser um caminho fixo e estático. Diversos são os fatores que transformam o foco de interesse de nossos clientes: novas tecnologias, diferentes redes sociais, transformações econômicas e sociais. 

O isolamento social, decorrente da pandemia do novo coronavírus, aproximou ainda mais as pessoas dos meios digitais, devido a isso, o consumo de conteúdos ao vivo como lives e a abertura para o formato de podcast foram exponenciais. Dados do Spotify mostram que o consumo de podcasts dobrou no segundo trimestre de 2020 e, segundo o Business Insider, plataformas de transmissão online registraram aumento de 70% no uso das lives. Tik Tok, Reels, Spotify, YouTube e por aí vai. Uma audiência pulverizada e conteúdos acessíveis em diversos formatos. Encontrar seu canal e sua audiência requer, cada vez mais, esforço, pesquisa e criatividade.

Para auxiliar nessa tarefa de escolher bons assuntos para sua empresa desenvolver conteúdos na internet, a Redatoria dá cinco dicas que são muito fáceis de colocar em prática. Confira:

 

1 – Inspire-se nas perguntas do dia a dia

A interação entre os criadores de conteúdo da sua empresa com a equipe comercial e de atendimento deve ser constante. As dúvidas reais dos clientes e as barreiras de negociação frequentes podem ser inspiração na hora de desenvolver um conteúdo útil para todos. Tanto para o consumidor, que busca por esclarecimentos, quanto para a empresa, que ao ser transparente com o seu jeito de fazer, atrai novos clientes em potencial.

2 – Dê atenção às interações nas suas redes sociais

Se a sua empresa já tem uma presença digital estabelecida, é muito comum que os consumidores utilizem esses canais para fazer perguntas diretamente. Quando um questionamento é muito frequente, vale transformar esse tópico em um texto, um vídeo, um destaque no stories e até mesmo em uma seção FAQ no seu site.

3 – Fique ligado nas tendências que englobam seu universo de atuação

Novas legislações, estudos que comprovam eficácia, mitos, fake news, notícias polêmicas. Fique sempre atualizado sobre o que acontece no seu segmento de atuação, assim, sua empresa pode se posicionar, trazendo conhecimento de qualidade e com uma linguagem adequada ao seu público, que pode ser leigo no assunto. Então, busque sempre uma tradução do técnico para o informal, utilize metáforas e exemplos. Deixe a informação acessível e atraente para o seu cliente.

4- Descubra o que está sendo buscado

Existem alguns sites que permitem fazer uma busca pelo tópico principal e trazem a listagem das pesquisas que as pessoas estão realizando acerca daquele tema. Um dos mais conhecidos é o Answer The Public, que você pode pesquisar pelo tópico e obter as linhas de perguntas (como, por que, o que, qual, entre outras). E claro, o gigante das buscas tem sua própria ferramenta, que mostra em tempo real, os tópicos mais buscados por região, experimente navegar pelo Google Trends.

5- Pergunte diretamente

O jeito mais simples de saber o que o seu público quer é perguntando. Esse momento pode ser criado por meio de uma pesquisa, em conversas informais com os clientes e com o uso das ferramentas de enquete, disponíveis em diferentes redes sociais. Quer engajamento e assertividade? Então, deixe que seu próprio consumidor conte sobre o que ele quer saber.

Curtiu essas dicas, mas mesmo assim você e sua equipe têm pouco tempo para criar, com qualidade, os conteúdos que sua audiência deseja? Então, converse com a gente, somos especializados no desenvolvimento de textos para sites, blogs, gerenciamento de redes sociais e todas as estratégias de marketing digital.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redatoria

Empresa especializada em produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e marketing digital.

redatoria@redatoria.com Política de Privacidade

Design e Desenvolvimento por Brava Digital