Redatoria: Comunicação Digital Inteligente e Personalizada

Digital

“Mas é só um post!”: o que tem por trás de cada publicação nas redes sociais?

Por: Redatoria - Publicação: 27 de outubro de 2022
“Mas é só um post!”: o que tem por trás de cada publicação nas redes sociais?

Um cronograma de postagens demanda tempo, estudo, planejamento estratégico e análise de resultados.

 

Um post vai muito além de um bom criativo e um texto de impacto. Engana-se quem pensa que a criação de uma publicação é algo simples e rápido de ser feito. Afinal, muitos fatores precisam ser analisados rigorosamente, a fim de entregar o melhor conteúdo para o seu público-alvo.

Mas você tem noção do quão complexo pode ser este processo de criação?

Para quem não trabalha diretamente com isso, pode até não entender a dimensão do trabalho (e que baita trabalho!), e tá tudo bem. E por isso, no post de hoje, nós resolvemos trazer os principais pontos que precisam e devem ser considerados na hora de pensar em uma publicação para as suas redes sociais.

Bora seguir com a leitura?

 

Entendendo o processo

 

01. Pesquisa de mercado

 

Um dos passos primordiais para a criação do conteúdo é antes de tudo fazer uma pesquisa profunda sobre o segmento, principais características da empresa, identificar oportunidades, conhecer a persona do negócio, analisar a concorrência.

Esta etapa precisa ser feita de maneira bem detalhada, analítica e criteriosa. Com essas informações em mãos, é possível traçar estratégias mais eficientes para que as publicações atinjam os resultados esperados.

 

02. Criação do conteúdo

 

Embora seja uma parte deliciosa, a criação de conteúdo é um grande desafio. Para começo de conversa, não adianta de nada escrever diversos textos, se eles não possuem objetivos bem definidos.

Aqui é preciso dedicar tempo e estudo, sem deixar de lado a parte criativa e estratégica. Antes de criar os posts, é preciso levar em consideração:

 

  • A rede social em que será publicado;
  • Tom e voz que serão adotados;
  • Originalidade e relevância do conteúdo;
  • Análise de trends do momento;
  • Pesquisa de referências;
  • O objetivo da publicação.

 

Os materiais produzidos precisam ser atrativos e entregar valor para o produto/serviço que está sendo oferecido e, consequentemente, gerar valor à marca.

 

03. Produção dos criativos

 

Após a definição e criação do conteúdo, é hora de soltar a imaginação e partir para o criativo, ou seja, a parte visual da publicação.

Nesse momento é preciso seguir a identidade visual do cliente e propor formatos que possam entregar o melhor resultado. A escolha das imagens, fontes e cores é fundamental para conseguir produzir uma peça de qualidade.

Trocar ideias entre o time também é válido para ter novos insights e despertar ainda mais a criatividade, a partir do trabalho em equipe.

 

04. Revisão do conteúdo

 

Para garantir que tudo esteja de acordo e sem erros, há uma etapa criteriosa de revisão. Dessa forma, se reduz os riscos de publicar algum conteúdo com erros de ortografia, imagem errada ou outras possíveis falhas.

 

05. Agendamento dos posts

 

O agendamento dos posts requer muita atenção e cuidado. Verificar a data e horário de publicação, além de analisar se existe a necessidade de incluir emojis e hashtags no conteúdo.

Sempre que preciso, marcar as páginas dos parceiros citados no post (por exemplo, marcar o username de um fornecedor). Também é necessário se atentar ao formato que está sendo publicado e se faz sentido ter a postagem naquele momento. E, ainda, fazer aquela revisão final, a última chance para evitar passar qualquer erro. 

 

06. Anúncios

 

É preciso ir além do tráfego orgânico para conseguir bons resultados. Investir em Social Ads é fundamental. No entanto, não é tão simples quanto parece.

Este processo deve ser feito de forma estratégica, levando sempre em consideração o objetivo da campanha, a segmentação do público e verba disponível. Aqui, os testes são sempre bem-vindos.

Ao unir um conteúdo bem estruturado e uma campanha de posts pagos, a marca consegue atingir resultados ainda mais significativos. É uma ótima forma de atrair visitantes e gerar leads qualificados, além de contribuir com a construção de autoridade da empresa.

 

07. Análise de relatório

 

Para acompanhar a eficiência das estratégias, a geração periódica e análise de relatório é fundamental! Avaliar o desempenho dos posts, assim como as métricas de cada rede, pode ajudar a identificar o tipo de conteúdo que mais funciona, o que tem dado certo e os pontos que precisam ser melhorados.

As redes sociais não possuem fórmula mágica. Então, tudo depende de muito teste, análise e estudo.

 

Conseguiu compreender a profundidade do trabalho?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre cada etapa, que tal marcarmos um bate-papo para conversarmos sobre as suas estratégias? Entre em contato.

Os comentários estão desativados.